segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Não basta dividir o céu, é preciso lotear o éter

Sobre as recentes mudanças nas emissoras da Rede CBS, publico aqui um texto esclarecedor do radialista Flávio Guimarães.

*

Os insondáveis mistérios da ocupação de emissoras no dial, ao sabor das necessidades de certos grupos de radiodifusão, continuam a prodigalizar benefícios. Desta feita, são dois os contemplados com tal generosidade. De um lado, a Igreja Mundial do Poder de Deus, comandada por Valdemiro Santiago. Dizem que, na verdade, quem comanda o espetáculo da Fé é Ronaldo Dedini, cuja fama nasceu da temporada em que fazia e acontecia na Igreja Universal.

Muito bem, do outro lado, o benefício recai sobre o cada vez maior grupo CBS, de Paulo Abreu. Desta vez, o grupo escolheu outra frequência para irradiar as ondas da Terra FM e arrendou a antiga 98,1 Mhz para a garimpagem de fiéis dizimistas, perdão, para a transmissão do evangelho, através das ondas do rádio. Visto assim, o negócio poderia parecer uma simples troca de frequência entre duas entidades sintonizadas no mesmo fim. De certa forma é isso, mas vai além. A nova Terra FM passa a transmitir dos 97,3 Mhz, sem nenhum problema. O que nos chama a atenção, mas somos leigos no assunto, é a facilidade para tirar e pôr emissoras no ar. Até prova em contrário, as outorgas em São Paulo já não ocorrem há alguns anos, por absoluta falta de espaço no dial. Parece, no entanto, que esse é um mero detalhe. Há sempre um jeitinho para acomodar situações ou interesses. Claro que nem estamos considerando as emissoras piratas, inauguradas, às vezes, até com pompa e circunstância, mas notoriamente ilegais.

As igrejas, sobretudo elas, não se acanham e partem para soluções criativas. Recentemente, a Igreja da Graça, do milionário, digo, do missionário RR Soares, arrendou a Expressão FM, antiga Omega, nos 106,9 Mhz, cuja outorga original é para Mogi das Cruzes. A operação foi necessária porque a Nossa Rádio, de RR, que passa a ocupar a frequência, perdeu o lugar no dial, 91,3 Mhz. Tudo ajeitado, cada coisa em seu lugar, a vida segue sem maiores atropelos. Taí a Anatel que não nos deixa mentir. Então é isso: como num passe de mágica, todos terminam satisfeitos e bem servidos.

As opções "seculares" (não me perguntem o motivo dessa denominação, mas sinto uma ponta de sectarismo-xenófobo-teológico no rótulo) são cada vez mais espremidas no dial. Sim, poderão dizer, "mas, ao ouvinte, restam o livre arbítrio e a liberdade de escolha". Ora, eu direi -- correndo o risco de parecer blasfemo e arder no fogo do Inferno -- você acredita em milagres?

2 comentários:

Anônimo disse...

Paira uma dúvida sobre quem ainda vai ocupar os 91,3 MHz, pertencente a Rede RBS: alguma rádio customizada em público infantil, que certamente vão tratá-lo como retardado mental? Ou alguma incauta denominação religiosa, sob o auspício do divino? Teremos de aguardar algum sítio festivo sobre rádio dizer: EXCLUSIVO: 91,3 vai para.....". Isto é urgentemente preocupante. Fica aminha sugestão para que doem, arrendem, enfim, cedam esta frequência para alguma instituição cultural e educativa EFETIVAMENTE idônea e de reputação ilibada. Mesmo assim vai ser difícil.....

Marco Antonio Ribeiro

Rafael Bastos disse...

Essa rede CBS é um lixo!Mataram a Scalla,agora fica esse troca troca de frequências.E suas am's Tupi,Terra,Iguatemi,de noite é um nojo,só fica transmitindo uns padres charlatões.A única rádio mais ou menos desse grupo a Kiss.A rádio Mundial,fica com dupla transmissão no am 660 e no fm 95.7.POR QUÊ NÕAO VOLTAM COM A SCALLA FM,POMBAS!!!E Os 91.3 da RBS,em que vai dar?Não é possível que vire rádio popular ou religiosa novamente,aí o rádio MORREU MESMO,Tanto am quanto fm!