sábado, 12 de dezembro de 2009

Silvio Santos completa 79 anos


Considerado o maior ícone vivo da televisão brasileira, Silvio Santos completa 79 anos de idade neste sábado (12) com muita disposição e uma história de vida que serve de estímulo para muitos.

Filho do grego Alberto e da turca Rebeca, Senor Abravanel -verdadeiro nome do apresentador- nasceu no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, e teve uma infância bastante humilde. Começou a trabalhar aos 14 anos como camelô e vendia capas plásticas para título de eleitor e canetas tinteiro no horário de almoço de um guarda, que cuidava do cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua do Ouvidor. Dias depois, Silvio foi surpreendido e teve suas mercadorias apreendidas, mas o vigia reconheceu seu talento e, em vez de levá-lo à prisão, entregou-lhe um cartão da rádio Continental, na qual fez um teste e foi aprovado.

No trajeto de volta para casa, enquanto fazia a travessia de balsa até Niterói, Silvio teve a ideia de montar um serviço de rádio no transporte para evitar o tédio dos passageiros, que levavam duas horas para concluir o percurso. Com ajuda de comerciantes locais, ele ganhou a aparelhagem necessária para montar o negócio, que lhe despertou o espírito empreendedor. Ele passou a vender anúncios e passou a lucrar com a rádio. Mais tarde, montou um bar na barca, onde vendia refrigerante e cerveja, e organizava bingos.

Em São Paulo, Silvio passou a trabalhar em circos como apresentador de espetáculos. Sua estreia na televisão aconteceu em 1962, com o Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista, no qual adaptou o formato de seus shows no circo e distribuía presentes aos vencedores de gincanas.

Desde sua estreia na televisão, Silvio Santos já comandou mais de 30 programas e passou por quatro grandes emissoras: Tupi, Globo, Record e SBT, sendo a última de sua propriedade. (Portal Terra)

-----------------------------------------

Não tem jeito, se não é a gente para afzer essas coisas. O texto acima parece desconhecer que o "homem do baú" foi uma grande audiência no rádio nas décadas de 1960, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na década de 70, já na Nacional de São Paulo e no começo da década de 80, na Record de São Paulo, onde dividia su programa com Zora Ionara e Nelson Rubens. Silvio Santos também apresentava um programa e de debates no horáiro do almoço ao lado de Salomão Ayala, Moises Weltmann, Samir Achoa, Decio Picinnini, Clécio Ribeiro, Consuelo Leandro, Gióia Júnior, entre outros.

Naquela época, a Record, então de sua propriedade em sociedade com o Grupo Paulo machado de Carvalho, era líder de audiência, contando com nomes como Eli Correia, Gil Gomes, Zé Bétio, João Carlos Maciel e Altieris Barbieiro.

Depois de muita pressão do então ministro das Comunicações, Antonio Carlos Magalhães, para que vendesse sua parte na Record, Silvio Santos acabou também se desfazendo da rádio.

Nenhum comentário: