segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Notícia em Foco discute o jornalismo musical

O programa apresentado todas as segundas, na CBN, teve como tema a crítica musical. Mariza Tavares e Roberto Nonato receberam os convidados Antonio Carlos Miguel (O Globo), Jotabê Medeiros (Estadão) e João Carlos Santana, da própria emissora.

Primeiramente, não deixou de ser uma ironia que o assunto fosse discutido justamente num dia de finados. Afinal, a indústria musical, como a conhecemos, está morrendo e, caso não tome jeito, o jornalismo musical terá o mesmo fim. Digo isso, porque, em muitos casos, o público chega à informação musical muito antes do jornalista. O próprio Lúcio Ribeiro já admitiu em entrevistas que ele nada mais é que um "farol do leitor". Um termo bonito para dizer que são seus leitores que o avisam das novidades musicais.

O andamento do Notícia em Foco foi atravancado por dois motivos: o excesso de interrupções para a entrada de notícias locais sobre a volta do feriadão. Num deles, entrou até um boletim para anunciar mais uma vinda do Air Suplly ao Brasil(!). Sobre esse ponto, penso que a CBN precisa definir se nesse horário ela quer levar ao ar um debate ou se quer continuar veiculando notícias em pílulas. Do jeito que está, fica um tanto caótico.

A escolha dos convidados é o outro que prejudicou o programa. Dois deles tem larga experiência e competência no jornalismo escrito. Isso não significa que ambos sejam bons de microfone. Pelo menos um deles demonstrava estar pouco a vontade.

Declarações óbvias e conceitos que foram amplamente discutidos em outros espaços marcaram o debate entre os convidados. Não dá para dizer que saiu uma abordagem nova ou original. Esses defeitos podem até soar irrelevantes para parte do público da CBN que não tem grande afinidade com o tema. Mas certamente cansou a outra parte que é iniciado nele.


*

No player abaixo, é possível ouvir a edição do Notícia em Foco que abordou o jornalismo musical:

4 comentários:

Marcelo Delfino disse...

Chega a ser cômico uma rádio que não toca UMA música sequer inteira fazer um debate sobre jornalismo musical.

Anônimo disse...

É Roberto Nonato e não Raimundo Nonato...

Wagner - Mauá-SP

Rodney Brocanelli disse...

Corrigo, Wagner. Obrigado

Marcos Lauro disse...

Para o saudoso Rolando Lero, TODO MUNDO era Raimundo Nonato. :)