domingo, 5 de julho de 2009

Altieris Jr. fala sobre a nova fase da equipe Expressão da Bola

Neste final de semana aconteceu a reestréia da equipe Expressão da Bola na Rádio Difusora AM, que opera nos 1540Khz em Osasco. Liderada por Altieris Jr., ela teve uma passagem de sete meses pela Rádio Expressão FM (antiga Ômega FM), iniciada no começo deste ano. Apesar do rompimento entre as partes, o radialista pode ficar com o nome que batiza sua equipe.

Na entrevista que se segue, Altieris (filho do grande comunicador Altieris Barbieiro) faz um balanço de tudo o que aconteceu até agora. Além disso, democraticamente, ele rebate as críticas feitas aqui neste Rádio Base. O leitor poderá tirar suas devidas concluões. No encerramento, ele rapidamente projeta seu futuro profissional como locutor esportivo na própria equipe. As perguntas foram encaminhadas via email e as respostas chegaram pelo mesmo meio. Acompanhe a íntegra abaixo:



P - A parceria com a Expressão FM parecia ser, observando de longe, bem sucecida. O que ocasionou o rompimento do contrato?


Altieris Jr. - Primeiro que nem contrato existia, nosso acordo foi de forma verbal, a impressão era que os responsáveis pela emissora não queriam amarrar nenhum tipo de contrato. Claro que no início foi tudo lindo, mas infelizmente não tivemos o respaldo necessário em termos de estrutura, e qualidade de som, digo o sinal da rádio. Tivemos todas as dificuldades para comercializar a emissora, imagine você chegando ao cliente, e pedindo pra ele sintonizar no 106,9 e não conseguindo? Perdemos clientes por conta disso, o que agravou nossa situação foi que a rádio ficou praticamente quatro dias fora do ar, e nem satisfação dos diretores da emissora eu tive.


P - Quais eram os índices de audiência obtidos pelas jornadas esportivas na Expressão FM?

Altieris Jr. - Não tínhamos como medir o índice, sabe por quê? Só transmitíamos duas vezes por semana, quartas e domingos, se tivéssemos um volume maior com certeza teríamos uma base. Outro ponto desfavorável é que a rádio está no ar há praticamente 1 ano, e ainda aparece no ibope como Ômega, lamentável.


P - A migração das transmissões de futebol para o FM é um caminho sem volta?

Altieris Jr.- Acredito que não, o rádio é muito forte, principalmente o AM, existe a informação de o Eder Luis acertar com a rádio Record, claro que a qualidade de som do FM é excelente, mas se você tiver um respaldo da emissora e estrutura para ter uma qualidade som, é o essencial. Mas vale você estar em uma AM que o ouvinte consiga sintonizar, do que uma FM que não pegue.


P - Quais são as condições do contrato com a Difusora AM?

Altieris Jr. - Muito boas, só posso dizer isso, pelo menos temos um contrato assinado, profissionalismo acima de tudo, e segurança para realizar um ótimo trabalho.


P - Uma crítica que eu fiz a vocês é o fato de transmitirem o mesmo jogo-comando das outras grandes emissoras. Exemplo: se há uma partida do Corinhtians em São Paulo e se São Paulo ou Palmeiras atuam no interior, as rádios sempre vão na partida da capital. Penso que vocês poderiam se diferenciar fazendo esse segundo jogo da rodada. Há planos a esse respeito?

Altieris Jr. - Primeiro ter qualidade na transmissão, só pelo fato de enviarmos um repórter no jogo que está sendo transmitido já é um diferencial, enquanto diversas emissoras fazem o famoso tubo, nós estamos presentes no evento que cobrimos, pelo menos o repórter. Isso já é um diferencial, ou você não concorda?

Acredito que você não está tão bem informado assim. Vou citar alguns exemplos, na primeira rodada do Paulistão fomos até Campinas e transmitimos a Portuguesa x Guarani, na segunda rodada enquanto todos estavam transmitindo Lusa x São Paulo, estávamos em Bragança fazendo o Corinthians. Na última rodada fomos à única rádio a transmitir o Palmeiras, enquanto que as demais estavam no Santos x Ponte, ou transmitindo a Lusa. Fizemos todos os jogos do Corinthians fora na Copa do Brasil, em Itumbiara a única rádio de São Paulo com equipe completa, depois fomos com equipe completa para Pres.Prudente transmitir Corinthians x Palmeiras. Lembrando que apenas em Porto Alegre na grande final não transmitimos, pois estávamos sem dial. Outro jogo que fizemos, Santos x CRB na Vila, praticamente todas as outras rádios estavam cobrindo o São Paulo na Libertadores. Claro que nem todos os jogos podem ser esse diferencial, mas nos esforçamos para isso.

Agora me perdoe, mas a crítica que você fez não foi justa, ou estou errado?

Para complementar minha resposta, em nossa estréia na rádio Difusora, fomos à Vila sábado, e eu estava em Curitiba reportando o São Paulo, entrevistando os personagens do espetáculo ao vivo, isso não é o diferencial? E te falo, apenas a Difusora AM, a Eldorado/Espn, Globo/CBN, e Transamérica estávamos presentes de São Paulo no Couto Pereira, e Jovem Pan, que tem o seu correspondente na capital paranaense, o meu amigo Hassan Neto.

Rádios Record, Capital, 105, Tupi, Bandeirantes, não estavam presentes, não é uma crítica, cada um tem a sua filosofia de trabalho, mas o jogo que faço a cobertura, pelo menos um representante precisa estar no local, sou contra 100% tubo, fizemos três jogos da seleção 100% tubo contra minha vontade mas por necessidade mesmo.


P - Para terminar, é verdade que você vai investir na carreira de locutor esportivo? Como será o estilo do narrador Altieris Junior?

Altieris Jr. - Com certeza aos poucos estarei sim investindo na carreira, creio que tenho potencial. Agora o estilo, só o tempo que vai dizer rsrsrs. Abraços.


Leia também:

Expressão da Bola é opção ao torcedor


Expressão FM deixa de fazer futebol

Nenhum comentário: