segunda-feira, 2 de março de 2009

Rádio acessível

Dois exemplos de como o rádio pode ser acessível e prestar serviço:

Univima promove aula inaugural de Alfabetização via Rádio

Editado do portal Universia

O Palácio Henrique de La Roque sediou hoje, segunda-feira, a aula inaugural do Programa Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos via Rádio. O Programa faz parte da política de erradicação ao analfabetismo do Governo Estadual e está sendo realizado pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima) em parceria com a Fundação Gomes de Souza e o Instituto Paulo Freire, de São Paulo. O projeto tem como objetivo a alfabetização de quebradeiras de coco, pescadores e lavradores nos 64 municípios de menor IDH (índice de desenvolvimento humano) no estado através de programas de rádio e aulas complementares em cada localidade.

Nesta etapa estão sendo atendidos 10 mil alunos, entre jovens, adultos e idosos não-alfabetizados, distribuídos em 512 salas com média de 20 alunos por turma, dependendo da necessidade do município. Será transmitido pelo sistema de videoconferência da Univima com interatividade nos pólos de Codó e Caxias (com alcance para os municípios de Aldeias Altas e São João do Sóter) e ainda através das rádios Timbiras e Educadora.

Rádio-aulas - Para a realização do projeto o Governo do Estado disponibilizará 10 mil kits com aparelhos de rádio, canetas, cadernos, lápis, pastas e borrachas, além de 10 mil kits de alfabetização contendo material impresso. A alfabetização acontecerá através de rádios-aulas, reprises e revisão com apoio presencial, com material didático específico. O aluno ouvirá o rádio em casa, no seu espaço de trabalho, de forma que também poderá aprender enquanto cuida de outras atividades. Os temas serão trabalhados de forma flexível e reconstruídos dentro da realidade do aluno e de cada região, de forma que provoque curiosidade e estímulo nas atividades desenvolvidas no seu dia-a-dia.

Serão veiculados 42 programas radiofônicos educativos, do Instituto Paulo Freire - IPF, com 30 minutos de duração cada, a serem veiculados todos os dias da semana (2ª a 6ª), com um horário de reprise. O Instituto Paulo Freire (IPF), parceiro do projeto, é pioneiro no uso da alfabetização via rádio e está trazendo para o Maranhão os exemplos de sucesso de projetos semelhantes, como o caso de Campina Grande, na Paraíba.

---------------------
Cegos catarinenses produzem radionovela

Do Jornal Correio da Ilha

Um grupo de 17 cegos catarinenses, associados da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) e componentes da Cia de Teatro Olhos da Alma produziu a radionovela Coroné Gerardu. Trata-se da primeira e única radionovela produzida e interpretada totalmente por cegos de que se tem conhecimento no mundo.

Coroné Gerardu é a história de um coronel decadente, que vive em uma fazenda, e quer se henriquecer através dos dotes dos casamentos de suas filhas e irmãs. O texto original vem de uma peça de teatro, criada pelo teatrólogo Ari Nunes e adaptada para o rádio por Reinaldo Tunes. A radionovela será veiculada na Rádio Legal, emissora online criada e administrada por Reinaldo Tunes, Jairo da Silva, Jean Schutz e Wilian Aparecido da Silva, todos cegos e associados da ACIC. "A Rádio Legal já existe a 20 meses e está com mais de 20 mil acessos", afirma Reinaldo. O pré-lançamento da radionovela acontece no dia 12 de março, às 16h, na sede da ACIC (Rodovia Virgílio Várzea, 1300, Saco Grande II, Florianópolis-SC), com a presença de todos os atores e da equipe da Rádio Legal. O evento contará também com a presença de alunos, professores, funcionários, diretores e associados da ACIC. Mais informações sobre a Rádio Legal podem ser obtidas no site www.radiolegal.org.

Nenhum comentário: