quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O blog Rádio Base revisita o telejornalismo norte-americano 2

Como eu disse no post anterior, o telejornalismo brasileiro copiou muitas coisas do telejornalismo norte-americano, especialmente no que diz respeito à forma. Porém, pelo menos um aspecito não foi, digamos, importado: a despedida da dupla de apresentadores Chet Huntley e David Brinkley. Ambos apresentaram The Huntley-Brinkley Report, noticioso principal da NBC entre o final dos anos 50 e o começo da década de 70.

O encerramento do telejornal era personalizado: "boa noite, Chet", "boa noite, David", diziam os âncoras. Curioso pensar o motivo pelo qual essa forma de encerramento nunca foi adotada aqui no Brasil. Seria interessante assistir, ao final do Jornal Nacional dos anos 80, Cid Moreira e Sergio Chapelin se despedindo da mesma maneira.

Chet Huntley morreu em 1974, quatro anos após deixar The Huntley-Brinkley Report. David Brinkley continuou na emissora, comandando outros noticiários. Ele morreu em 2003.

No vídeo abaixo, podemos assistir a parte final da edição que marcou a aposentadoria de Huntley. Reparem na trilha sonora final: um trecho da 9º sinfonia de Beethoven. Paulo Henrique Amorim a usou dela em uma determinada fase de seu site, o Conversa Afiada.



A retirada de Huntley foi notícia no telejornal do principal concorrente. No vídeo a seguir, Walter Cronkite faz o registro aos espectadores do CBS Evening News e aproveita para dizer "boa noite, Chet". Apesar da concorrência, havia um grande respeito mútuo.

Nenhum comentário: