quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sistema Globo de Rádio retransmite Igreja Deus é Amor em ondas curtas

por Anderson Diniz Bernardo
do Midia Clipping


Estava ouvindo, outro dia, o prefixo da Rede Universo de Rádios (da Igreja Pentecostal Deus é Amor) e notei algo curioso: a inclusão da Rádio Globo de São Paulo Ltda. e da Rádio Globo S.A. na relação de "afiliadas" da igreja. E constatei que as rádios não são homônimas às tradicionais emissoras do Sistema Globo de Rádio em OC. São elas, mesmo.

Um comentário de Dionisio Codama num post do Radio Base sobre a suposta venda do Grupo Estado para a Globo (27 de junho), esclarece que "a Rádio Globo de São Paulo alugou dois transmissores de ondas curtas - 49 m e 31 m e a rádio Globo do Rio de Janeiro alugou os dois transmissores de ondas curtas - 49 m e 19 m para a Igreja Pentecostal Deus É Amor". No início desse mês o jornalista Célio Romais, que mantém um blog com notícias sobre ondas curtas (tema sobre o qual é pesquisador) confirmou a informação, "conforme José Moacir Portera de Melo, de Pontes e Lacerda (MT)".

O "abandono" da Globo e a tímida repercussão da notícia refletem o panorama atual das ondas curtas. O AM, prejudicado pela "onda" de equipamentos fabricados apenas com receptor de FM, conforme comentado aqui e amplamente discutido no site Preserve o Rádio AM, está bem à frente das faixas destinadas aos dexistas (entusiastas das ondas curtas). O acesso ao rádio de outros estados ou outros países foi simplificado com a Internet e muitas pessoas que se interessavam em fuçar os dials SW (me incluo nessas pessoas - meu primeiro "três em um" tinha duas faixas de ondas curtas) acabaram fazendo a mesma coisa na web com mais facilidade, tanto pelo crescimento de domicílios com acesso à Internet quanto pela escassez de aparelhos com ondas curtas.

Mas o conteúdo disponível em ondas curtas vai além das rádios estrangeiras em língua original, e a própria Internet ainda tem espaço para os dexistas. Além do blog de Célio Romais com notícias atualizadas, o site “Amantes do Rádio” apresenta links de sites como o DX Clube do Brasil, que traz lista de transmissões em português e grupos de discussão por e-mail sobre o assunto. E muitas rádios brasileiras continuam no ar em OC, como as paulistanas Gazeta, Cultura e Bandeirantes, a belo-horizontina Inconfidência e a porto-alegrenses Guaíba e Gaúcha.

Ponto, então, para o David Miranda, que não ignora nenhuma faixa de freqüência e faz a sua "Voz da Libertação" alcançar lugares que nem ele imagina! Ou que imagina muito bem.

Quanto à mensagem de seus "pogramas", desta vez nem vou entrar no mérito. Alguém pode achar que é perseguição!

12 comentários:

Anônimo disse...

QUERIA SABER POR QUE TANTO INTERESSE DO DAVID MIRANDA EM COMPRAR E ALUGAR EMISSORAS AM/FM/ONDAS CURTAS/ONDAS TROPICAIS?ENQUANTO ISSO,QUEM É FÃ DA SCALLA,QUE TAVA TOCANDO ÓTIMOS FLASHBACKS,NÃO TEM NENHUMA FREQUÊNCIA NO RÁDIO.ALÉM DISSO,A CBN E BANDEIRANTES INSISTEM NESSA PÉSSIMA DUPLA TRANSMISSÃO.PRA QUE ISSO?ENTÃO,SE FOR ASSIM,QUERO A SCALLA EM AM/FM/ONDAS CURTAS E TROPICAIS.NEM PERCO MEU TEMPO ESCUTANDO ESSE PROGRAMA RIDICULO QUE SÓ TEM GRITARIA E SENSACIONALISMO!!

Anônimo disse...

A frequencia da Globo do Rio em ondas curtas é 11.805 kHz, em 25 metros e não 19 metros como indicado no tópico.

A Globo do Rio, nos anos 80, anunciava a sua "liderança além das 200 milhas" refletindo a audiência de brasileiros que viviam no exterior através de suas ondas curtas.

Bons tempos aqueles....

Anônimo disse...

David Miranda tem interesses bem claros nesses arrendamentos que faz. O que eu não consigo entender é como uma potência como a Globo se deixa seduzir por um punhado de reais e manchar sua imagem perante os ouvintes e mercado. Para mim, emissoras que arrendam programação são aquelas em crise, geralmente sob os cuidados de empresários inescrupulosos. Mas a Globo precisa disso? Ao que se ouve, parece que a antes toda poderosa vive dias de penúria. Se igualou a Record, que vende parte de sua programação para a IURD.
Alessandro Pereira

Anônimo disse...

Alessandro, não se esqueça: a Universal é a dona da Record. A Globo é que fez a zebra... E QUE ZEBRA!!!

mariotomazella disse...

Profundamente lamentavel, essa atitude da Radio Globo. Ela simplesmente abandonou e ignorou seus ouvintes do interior do Estado e do Brasil.

Anônimo disse...

Radio Base arrasa! De forma indereta fez o referido anúncio em PRIMEIRA MÃO. :)
• Quem escuta ondas curtas hoje?
Eu digo: Um em um milhão.
Quem gosta de ouvir barulho ionosférico (chiado)? Quem suporta desvanecimentos da onda (ela some por alguns segundos, fica distorcida por inversão de fase)? Quem aprecia ficar ouvindo o ruído causado pelas lâmpadas flourescentes? Quem gosta de ouvir rádio com interferência das fontes chaveadas de aparelhos eletrônicos (computadores, carregadores de pilha)? Os níveis de ruído aumentarão com a internet via rede elétrica. É por isso que o AM está em declínio.
Meu Deus, um outro grande equívoco: o AM digital terá dois sistemas incompatíveis em ondas médias e ondas curtas.
(Cá entre nós, Que ruído horrível causa o sistema IBOC em ondas médias).

Eu tenho a impressão que o Sistema Globo alugou os transmissores de ondas curtas à IPDA para fazer birra com a IURD, além de ser um bom negócio...

aimore disse...

"indereta" foi boa. :)

Há muito tempo, quando a rádio Globo se chamava Rádio Nacional de São Paulo, ela vendia algum horário para certas igrejas, em ondas curtas de 6.125 kHz, ao meio-dia. Era comum uma rádio transmitir programas diferentes em ondas curtas e médias.
As ondas curtas eram valiosíssimas para comunicação à velocidade da luz. Quando derrubaram o presidente Gorbachov, ele obtia informações através da Rádio Svoboda em ondas curtas.
Atualmente os únicos serviços que existem naquela faixa são as rádios religiosas.
A Rádio Globo do Rio de Janeiro transmite em 6.030 kHz (49 m) e 11.805 kHz (25 m), a faixa de 19 m (15.265 kHz) pertencia a Rádio Globo de São Paulo (6.120 kHz e 9.585 kHz), foi um erro meu.

A IPDA é dona de três emissoras em Curitiba, a Rádio Tupi, mas estão fora do ar. (6.060, 9.565 e 11.765 kHz), devem estar sucateadas. Não seria melhor usarem esses transmissores ao invés de alugarem de outros?

Anônimo disse...

Atila e Aimoré,
Obrigado pelas correções. O post no MidiaClipping foi atualizado com comentário sobre as freqüências corretas.

Aimoré, respondi seu comentário num post do blog: http://midiaclipping.blogspot.com/2008/09/aimor-quem-escuta-ondas-curtas-hoje.html

Abraços!

Anônimo disse...

A PALAVRA DE DEUS ELA TEM QUE SER DIVULGADA NOS QUATRO CANTO DA TERRA
EU ACHO QUE ESTA UMA BENÇA E QUE E FACIL A GENTE ACHAR ERO NAS OUTRAS PESSOAS QUE BUSCAM A SALVAÇAO DAS ALMAS EA GENTE NAO HOLHAR PRA DENTRO DE NOS
"E FACIL ATIRAR PEDRADA NOS OUTRAS
PESSOAS E NAO CORRIGIR A GENTE"
VC QUE ACHA PROBLEMA ,ACHE TAMBEM UMA SOLUÇAO PARA AJUDAR

RODRIGO CESAR disse...

Essa informação de que a rádio Globo alugou os seus transmissores de ondas curtas para a igreja Deus é Amor, me faz pensar sobre a verdadeira situação da rádio Globo AM 1220. A emissora se hoje tem prestígio deve-se ao seu passado. A emissora não tem mais o carisma de antigamente. Seus atuais radialistas não conseguem envolver emocionalmente a grande audiência da emissora.

ROBERTO disse...

ROBERTO DE ITUITABA PALAVRA DE DEUS ELA TEM QUE SER DIVULGADA NOS QUATRO CANTO DA TERRA EU SOU OUVINTE DE ONDAS CUNTAS EU TENHO 27 ANOS

Isaias disse...

Primeiramente quero deixar para os ilustris visitantes que fizeram seus respectivos comentarios que independente de ondas se somos fieis nos dizimos e ofertas a Deus as igrejas tem mesmo e que mostrar como esta sendo seus gastos bem como alugando as emissoas de todos os cantos para levar a palavra de Deus, pois o povo de toda a terra esta necessitado de ouvir a palavras que deixam mais proximos de Deus e fazendo assim talves o homem mau deixa de ser tao cruel ja se percebe que estamos nos finais dos tempos mesmos e a palavra de Deus vai se cumprir para que todos conheçam a verdade.
E independente de placas de igrejas que falem e preguem a verdadeira palavra de Deus deveriam se ter uma em cada esquina de cada rua...