sexta-feira, 25 de abril de 2008

O rádio na TV

Hoje a Folha de S. Paulo traz uma matéria sobre um dos programas ganhadores do prêmio APCA 2007, o Fim de Expediente.

O texto é de Laura Mattos:

Silvio Santos quer levar Dan Stulbach para o SBT

Silvio Santos ligou seu rádio na CBN em uma sexta-feira, entre 19h e 20h, e gostou do que ouviu. No ar, estavam o ator Dan Stulbach e dois amigos de longa data no comando do programa "Fim de Expediente", que completa dois anos.

"O SBT me convidou para apresentar um programa aos domingos, entre o Silvio e o Gugu, para concorrer com o futebol da Globo. Negociaria com o Silvio em seu camarim", conta Dan, enquanto os companheiros de rádio não contêm a gargalhada. "Eu o aconselhei a não topar", diz, rindo, o escritor e músico José Godoy, o Zé, 37, do trio do "Fim de Expediente".

"Resolvi aceitar o conselho, até para não virar o telefonista mais bem pago do Brasil", brinca Dan, 38, em referência a uma frase de Adriane Galisteu, insatisfeita com as ordens de Silvio Santos para passar boa parte de seu programa do SBT ao telefone com telespectadores.

Esse clima de piada entre Zé, Dan e o economista Luiz Gustavo Medina, o Teco, 33, é o segredo do sucesso do "Fim de Expediente", que, além dos apresentadores, recebe um convidado a cada edição.

Os três nunca haviam trabalhado em rádio, começaram o projeto quase como brincadeira e mal acreditam que estejam há dois anos no ar, com sucesso.

Fora a proposta de Silvio Santos, há convites que levam a sério. Dan foi sondado pela Globosat (programadora de canais pagos da Globo) a transformar o "Fim de Expediente" em programa de TV, para o GNT, Multishow ou SporTV. "Talvez a gente vá para a TV, vamos estudar, mas não acho que isso represente uma evolução, e sim um passo diferente", diz Dan.

"Acho que seria um desafio interessante fazer algo diferente na TV, onde tudo é muito igual", anima-se Zé.

Paulo Autran

Ao longo desses dois anos, o "Fim de Expediente" cresceu no rádio. Fora a atração semanal, desde 2007, os apresentadores se revezam em um breve comentário diário, ao vivo, às 19h15, na CBN. Além disso, o programa passou a ter a edição da última sexta-feira de cada mês transmitida direto de um auditório com platéia.

"Fim de Expediente" vai ao ar todas às sextas na CBN São Paulo, que está livre, por liminar, da "Voz do Brasil", e, aos feriados, em todo o país.

Hoje, para comemorar o segundo aniversário, a transmissão será do teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, com uma platéia de mil ouvintes, que se inscreveram por meio do site. Os convidados serão o apresentador Serginho Groisman, o músico André Abujamra e a cantora Roberta Sá.

"É significativo que seja nesse teatro. Quando pensei em fazer o programa, falei com Paulo Autran, que não achou boa idéia. Disse que um ator não deve expor sua opinião, que isso tira o mistério e prejudica personagens. Tinha razão, mas para outra época. Hoje, revistas de celebridade acabam com o mistério. E, já que minha imagem será exposta, é melhor eu ter uma atitude voluntária nesse caminho", analisa Dan.

O ator combinou com os amigos que todos deveriam ser sempre transparentes no ar e dar opiniões sinceras. Isso deixou Teco, fã de cinema comercial, bem aliviado. "No começo, fiquei preocupado. Será que podia dizer que gosto da Demi Moore?", conta o economista.

"Teve o dia em que o Teco falou que, se fosse em um show do João Gilberto, iria dormir o tempo todo!", lembra Zé, da turma dos filmes de arte.

"Isso é bom, porque mais ouvintes se sentem representados", diz Dan, o mediador, que atua nos dois tipos de cinema.
-----------------------------
É só um programa de rádio se destacar que a TV já cresce o olho, estamos acostumado.

Mas, sinceramente, não gostaria que a atração fosse para a TV. Ou então, se fosse, não acabassem com a versão rádio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente acho que se o FDE tiver sua versão na TV não será a mesma coisa...a grande graça do programa é o veiculo, o rádio. A magia do rádio é aguçar a imaginação.E o Fim de Expediente foi uma bela aposta da Radio CBN, tanto que muitos ouvintes fora de são Paulo lamentam não poder ouvir o programa por causa da famigerada Voz do Brasil, afinal nem todo mundo que ouve a CBN tem Internet...aliás até quando esse fantasma radiofonico chamado Voz do Brasil será nos enfiado goela abaixo?
WAGNER RODRIGUES - MAUÁ SP