A "informação" não passava apenas de um desejo da fonte (Isso é bem perigoso. Cabe ao repórter tentar discernir se é o caso. Em se confirmando, nada mais legitimo do que entregar a fonte).
Pois bem, aconteceu algo semelhante na imprensa esportiva. O diário Lance! publicou que o Palmeiras iria receber da Fiat um valor próximo a R$ 19 milhões referente ao contrato de patrocínio na camiseta.
Passados alguns dias, outros veículos informaram que a quantia seria bem menor que a divulgada preliminarmente (R$ 8,5 milhões).
Até que em seu blog, o jornalista Vitor Birner publicou um documento que seria o tal contrato (e com a cifra correta) firmado por dirigentes de ambas as partes
Agora, uma parte da imprensa e outra parte da diretoria palmeirense estão em pé de guerra. A primeira acusa a segunda de menitr, enquanto que a outra se defende invocando uma cláusula de confidencialidade do contrato e reclamando do mesmo ter vazado.
E nesse tiroteio, sobrou para Rogério Dezembro, diretor de marketing do Palmeiras, apontado pelo jornalista Juca Kfouri e pelo Lance! como a fonte que divulgou o valor incorreto, sabe-se lá com qual motivação.
No vídeo abaixo, é possível ouvir uma entrevista gravada com Luiz Gonzaga Beluzzo, diretor de planejamento do Palmeiras à Maércio Ramos, da Rádio Globo. Ele fez criticas direcionadas a Kfouri. Na sequência, o jornalista entrou ao vivo para fazer sua réplica e, por fim, até debateu um pouco com Beluzzo.
Entando no mérito da questão, penso que o Lance! errou ao não tentar confirmar com uma segunda ou até mesmo terceira fonte a veracidade da informação vinda de Dezembro. Tivessem esperado mais, os profissionais do jornal poderiam ter acesso ao mesmo documento publicado por Vitor Birner e toda essa celeuma não aconteceria.
Mas fica aí o exemplo de "entrega da fonte", quando a mesma pisa na bola.
PS. Se o vídeo não estiver disponível, basta clicar no player abaixo.
|
Um comentário:
Mas afinal, quem soltou essa informação?
Postar um comentário