sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O Ibope das FMs na grande SP

A grande novidade do levamtamento divulgado neste mês pelo site Radioman é que a 89FM agora é a segunda colocada do segmento jovem, ficando atrás apenas da Mix FM. No computo geral, ela é a quinta colocada. Imagino que tenha gente lá pelos lados da Praça Oswaldo Cruz se fazendo o seguinte questionamento: "por que é que não largamos o rock antes?"

Essa é a realidade do momento: rock n'roll não dá mais Ibope como antes. É um gênero que tem trocentas subdivisões (emo, metal, hard rock, rock alternativo, indie rock, etc.) e se o programador privilegiar uma, os seguidores das outras fazem bico e vão procurar outra freguesia (leia-se Ipods e cia.).

Enquanto isso, o público que consome a atual música jovem (e nesse balaio entra a dance music e atual produção da black music: rap, r&b, reagge e por aí vai) não é tão reclamão assim. Nada mais natural que se faça rádio para essa parcela de público, que responde mais rápido aos estímulos que lhe são oferecidos. Simples assim. E os orfãos que vão chorar na cama, um lugarzinho bem quente para fugir desses dias frios e chuvosos em pleno dezembro.

Na ponta da tabela, a Nativa continua líder. A Mix é a segunda, enquanto Tupi e Transcontinental vêm na seqüência. Nas outras posções cabe destacar uma subida da Tropical FM.

No segmento religioso, a Vida FM já é a segunda colocada, atrás apenas da Rede Aleluia. Em terceiro, vem a Musical FM.

No segmento de rádios dedicadas a notícias, não temos grandes novidades. O quadro é o mesmo de outros meses: CBN numa posição estável e Band News ficando atrás da retransmissora em FM (90,1Mhz) da programação da Bandeirantes AM.

Como já vem acontecendo há algum tempo, não são mais divulgados os números das emissoras, apenas o posicionamento de cada uma delas no ranking. Isso impossibilita uma análise mais detalhada da situação apresentada. O Radioman desta vez não informa se a pesquisa que eles publicaram é "Todos os Dias entre 5h e 24h" ou "Segunda a Sexta das 6h as 19hrs". Reclamações devem ser feitas diretamente com eles.

Nenhum comentário: