sábado, 8 de setembro de 2007

Rádios pela internet

PAULO SILVA
Especial para a Gazeta de Ribeirão

Rádios com transmissão pelo computador estão conquistando cada vez mais adeptos em Ribeirão Preto devido ao baixo custo de operacionalidade e da liberdade de manifestação pela rede mundial de computadores, a internet. Atualmente, este segmento conta com duas emissoras e cursos para alunos que tenham interesse em investir na divulgação de áudio e vídeo na rede.

O funcionário público federal aposentado Gilberto Aparecido Arcêncio, de 58 anos, resolveu desde abril deste ano investir em uma das carreiras que mais gosta, mas só agora teve tempo para expressa-la: a de locutor e programador de rádio. Os equipamentos para iniciar a transmissão custaram cerca de R$ 3 mil e logo a rádioweb Dinâmica estava no ar no. Hoje, com uma programação que tem início às 6 da manhã e se estende até a meia-noite, Arcêncio interage com ouvintes de todo o país e do exterior.

"Já recebi mensagens do Japão, Inglaterra e outros lugares. São brasileiros que estão vivendo fora do país e acabam encontrando a rádio que é hospedada em um site norte-americano por onde os ouvintes descobrem a nossa programação", disse. O custo para manter a rádio no ar é pequeno e as propagandas se restringem a atividade do filho, que tem uma produtora de áudio e vídeo, e da esposa, que trabalha com um ateliê. Quando alguma coisa quebra, a manutenção é dada por um dos filhos do aposentado que é técnico em eletrônica e informática.

O locutor diz que o estilo eclético da rádio também conquista a fidelidade dos ouvintes a partir dos trinta anos. "De manhã eu toco um estilo sertanejo, depois as músicas são variadas, mas o flash-back é predominante. Temos programas destinados ao rei Roberto Carlos, entre outros especiais", destaca Arcêncio, com orgulho. O repertório é feito a partir de um arquivo com quase quatro mil músicas que se alternam na programação, mas o importante, segundo o proprietário/locutor, é manter-se sempre atualizado encontrando músicas também na internet. Para acessar a rádio Dinâmica é preciso entrar no blog do proprietário, dinamicafm.zip.net e clicar no ícone.

O locutor Luiz Lourenço, de 38 anos, conhecido no ramo pelo nome artístico de "MC Lú", usa o trabalho em rádio como terapia para um tratamento de saúde. Há três anos, tentou montar uma rádio comunitária legalizada, mas a burocracia e as condições financeiras o impediram. As tentativas em vão o frustraram e, então, resolveu encerrar as transmissões em FM, passando a trabalhar somente com uma rádio na internet voltada para o público eclético, a Difusão.

Dois meses atrás, o locutor resolveu juntar forças com outros companheiros para apresentar um programa em uma rádio pela net com melhor estrutura e mais tempo no ar.
A audiência é medida por um programa de computador que mostra quantas pessoas estão conectadas. No momento da entrevista, o programa tinha cerca de 80 ouvintes.

O contato é feito por MSN (programa de troca de mensagens instantâneas), um mural de recados no site, e-mail e telefone. "A tendência é termos uma quantidade cada vez maior de ouvintes porque a internet está cada vez mais popular e os investimentos estão deixando as rádios com mais qualidade e de acesso fácil", disse.

Os atuais proprietários da rádioweb não permitiram a divulgação do site, mas Lourenço faz questão de dizer que a audiência é conquistada muitas vezes pela propaganda que ele mesmo faz pela rede mundial de computadores e nas ruas. "Propaganda é a alma do negócio", finalizou.

Hospedagem cara

O maior empecilho para quem deseja montar uma rádio na internet é o preço da hospedagem do site, por isso a opção para o webdesigner é a hospedar em sites fora do país. A revelação foi feita pelo professor Luiz Paulo Tupynambá, que dá aulas gratuitas para alunos matriculados em cursos promovidos por uma ONG (Organização Não-Governamental) de áudio e vídeo pela net.

"Essa barreira está sendo difícil de quebrar, por isso muitos buscam hospedar o site nos Estados Unidos, onde a diferença de preço é escandalosa", falou. Para manter a hospedagem de um site que contém muitos arquivos, como os que transmitem rádios, o preço no Brasil chega a ser de R$ 400 por mês, enquanto, segundo Tupynambá, nos Estados Unidos, a mesma quantia garante hospedagem por cerca de dois anos.

Para o professor, a internet significa hoje a democracia em todos os sentidos, inclusive da comunicação em vídeo e áudio. "As rádios piratas não sobreviveram porque a normatização dos órgãos de fiscalização, como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), sufocaram as transmissões. Na internet não é assim e as pessoas podem transmitir de acordo com o estilo que elas gostam". Interessados no curso podem procurar informações na agência cultural Banco Ribeirão Preto, pelo telefone (16) 3637 0356.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
eu conheço o rapaz que participou desta matéria e sei o tanto q ele luta pra t uma oportunidade e até por isso q ele só viu a possibilidade montando uma rádio on-line, mesmo improvisada ele ainda tá na luta, inclusive convido a todos a acessar o Blog deles e conferirem um vídeo onde mostra como é complicado até conseguir um horário até em rádio comunitária.
www.difusaoinc.com