sexta-feira, 10 de agosto de 2007

E o bicho continua pegando pro Senador

Empresa de laranjas de Renan teria mais rádios
Do Jornal da Globo - Extra Online


BRASÍLIA - Laranjas atuando em favor do senador Renan Calheiros teriam a propriedade de ainda mais rádios do que já foi denunciado. Uma delas, a rádio Murici FM, teve a concessão aprovada pelo Senado no dia 2 de julho, quando Renan já era processado no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. Em documentos da junta comercial de Alagoas aos quais o "Jornal da Globo" teve acesso, o filho do presidente do Senado, Renan Calheiros Filho, figura como sócio de mais um grupo de comunicação: o sistema Costa Dourada.

Na quarta-feira, o Conselho de Ética resolveu abrir um novo processo para investigar as denúncias de que o senador Renan Calheiros usou o nome de laranjas para constituir a Empresa JR radiodifusão e comprar um jornal e rádios em Alagoas.

-Se o resultado for para encaminhamento de perda de mandato e o plenário votar dessa forma, outros processos ficam, de fato, prejudicados. Mas se o resultado for pelo arquivamento, os outros processos poderão ter seguimento - afirmou Renato Casagrande (PSB-ES), um dos relatores do processo no Conselho de Ética .

A JR radiodifusão, segundo a revista "Veja", teria sido constituída por laranja do senador Renan Calheiros e do usineiro João Lyra. A empresa passou por alterações societárias e em 2005 o filho do presidente do senado foi incorporado ao quadro de sócios. A revista "Veja" apresentou um contrato com a inclusão do nome do filho do senador. A veracidade dos documentos não foi contestada pelo senador Renan Calheiros.

No site da Anatel, Renan Calheiros filho não consta como sócio da JR radiodifusão. Lá aparecem os nomes de Carlos Ricardo Nascimento Santarrita, funcionário do gabinete do senador, e de José Carlos Pacheco Paz, que segundo a revista "Veja", seria laranja de João Llyra. A JR recebeu a concessão de quatro rádios em Alagoas. As FMs dos municípios de Água Branca e Joaquim Gomes, ainda dependem de aprovação do Congresso. As outras duas, a Murici FM e a Porto Real FM foram aprovadas.

O senado aprovou a concessão da Murici no último dia 2 de julho, quando o senador já respondia a quebra de decoro parlamentar. A matéria não precisou de votação em plenário, apenas na comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. A nova rádio fica no município de Murici, onde o prefeito é Renan Calheiros Filho.

Outra revelação: Renan Calheiros Filho é sócio de uma outra empresa. O sistema Costa Dourada. Além dele, compõem o quadro societário da empresa, José Queiroz de Oliveira e Hildefonso Uchoa , primo de Renan. O sistema Costa Dourada é proprietário das rádios Correio AM e CBN FM de Maceió. Os senadores acham que as novas denúncias reforçam a idéia de que Renan Calheiros deveria se afastar da presidência do Senado.

- É um emaranhado tal, que se o Senado não levar isso a uma pressão legítima, para que isso se resolva, a gente está a um passo de uma desmoralização completa e total da instituição - afirmou Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). A assessoria de imprensa do senador Renan Calheiros afirmou que ele não vai comentar a nova denúncia.

---------------------------------------------

Já que perguntar não ofende, mas vamos lá: será que a rede CBN, ao qual a rádio do Renan era afiliada, sabia de quem era a rádio?

Nenhum comentário: