quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Bom dia, São Paulo. O Metrô está em greve e sua rádio não te avisou!!!

Bom dia, São Paulo. Hoje é quinta feira, são quase 5 horas da manhã, hoje o Metrô amanheceu em greve e sua rádio que dá as mesmas últimas notícias a cada meia hora ainda não te avisou. É claro que ela nem se preocupou com isso porque ela "tem certeza" de que você nem abriu os olhos ainda. A menos que você seja ouvinte assíduo da Rádio Globo no horário, ou tenha levantado cedo e sintonizado por acaso esta emissora, você não tem a menor idéia de que, daqui a algumas horas o caos do trânsito será maior ainda com a paralisação dos metroviários.

A Band News FM a esta hora prefere falar da ponte que caiu no Rio Mississipi com 50 veículos dentro - notícia, aliás, muito importante para o nosso dia-a-dia. Timidamente ela informa que o Metrô pára hoje na cidade de São Paulo. Um colega meu explicou uma vez que eles não fazem muito alarde porque é uma emissora em rede nacional e só interessa a São Paulo este assunto. Ah, bom. Engraçado, a Olimpíada era no Rio de Janeiro, né? Tá certo.

A Jovem Pan, que foi tão eficiente na cobertura do desastre aéreo da TAM, preferiu a esta hora ficar reprisando os piores momentos do jogo do Corínthians. Nem citaram a greve. Deve ser porque faxineiras, vigilantes e outras pessoas, que se levantam muito cedo para pegar no batente e são os primeiros usuários do Metrô, não ouvem a rádio, segundo um certo instituto de pesquisas. Nem vale o argumento de que, bem debaixo do prédio onde está a Jovem Pan, passa uma linha do Metrô.

A CBN, grande emissora que só se interessa pelas notícias que "vão mudar o rumo da nação", falou da greve rapidamente. Afinal, eles também estão em rede para todo o Brasil.

Na Bandeirantes, Antonio Carvalho discorre sobre seus vastos conhecimentos em exoterismo, em vez de alertar sobre a greve. Talvez, quem sabe, lá pelas 5 horas, quando o repórter Luis Carlos Gertel entrar no ar, um dos dois fale alguma coisa. Está bom assim, seu blogueiro chato?

E a Eldorado - bom esta daí sempre foi uma emissora elitizada mesmo - está reprisando um programa de cultura que foi ao ar na manhã de ontem! Eita, me esqueci que a Daniela Brusco e os outros 20 mil ouvintes da emissora só acordam depois das 6 e meia. O pessoal que está indo pro Metrô a esta hora que se lixe.

Para não dizer que só meti o pau, uma boa notícia: na Rádio Sulamérica Trânsito, uma heróica repórter - que deve ter levantado bem cedo, coitada - abriu o microfone e fez um grande favor de avisar a quem está acordado que o Metrô parou e que o bicho vai pegar mais tarde.

É depois não sabem porque o rádio está cada vez pior.

5 comentários:

Anônimo disse...

Carai, por essas e muitas outras quando eu crescer eu vou querer fazer jornalismo e trabalhar no rádio ... Posso, Tio Marcos?

Em tempo: fiquei sabendo da greve do metrô ontem a noite, pela bande news. A idéia de que a rádio está em rede e por isso não podia dar destaque para a greve é estúpida, já que teoricamente há alguns minutos reservados para programação local. O problema é que ninguém avisou aos coordenadores de jornalismo das rádios que há vida noturna.
Me lembro de ter lido uma tese genial de phd de algum psicólogo meio chapado que explicava que os coordenadores de jornalismo que trabalham em rádios, por uma ifinidade de razões, acreditam em papai noel e também acreditam fanaticamente que todos dormem no período das 8 da noite até as seis da manhã. As rádios são mantidas no ar nesse período só porque os transmissores não podem ser desligados, se não estragam ... e tocar músicas iria gastar demais o laser do toca cds. Então eles colocam uns caras prá ficar falando umas coisas lá a noite toda, aliás os únicos do mundo que não dormem durante a noite e não precisam acordar cedo. Ouvi dizer que ganham 200% de extras por isso.
Vai saber!!
Marlon

Anônimo disse...

Boa noite,
só agora tomo conhecimento do seu blog. Sou jornalista e radialista, atuando na AM DO POVO de Fortaleza, afiliada da CBN. Achei interessante demais o seu comentário sobre emissoras paulistas que se preocupam com o acidente na "ponte que caiu e esquecem de informar ao ouvinte a paralização do metrô que traz maiores dificuldades para o cidadão. Parabéns pelo blog.
Paz e Bem.

Anônimo disse...

Na verdade, Nonato, a não divulgação imediata da greve do Metrô - que ainda hoje, sexta-feira, continua em greve, é um episódio que subsidia a discussão sobre se há espaço para uma rádio em rede nacional ou não, que a gente trava há anos. Com advento da internet, creio que isto tudo tenha de ser repensado. Afinal, a emissora onde você trabalha é local, por meio das ondas médias, e é mundial, por meio da web. Não faz nenhum sentido a sua AM do Povo tratar de assuntos de outras praças, a não ser que tenha interesse direto ao seu ouvinte, como é o caso do notíciário que vem de Brasília. Se eu ouço uma rádio do Ceará, é porque quero saber o que se passa por aí, o que há de interessante acontecendo na sua cidade. Não tem o menor cabimento eu ligar na sua emissora para ouvir notícias daqui, não é mesmo? A discussão é longa, mas eu gostaria que o pessoal se aprofundasse mais. Obrigado por sua visita e, agora que você sabe o caminho, volte sempre.

Marco Antonio Ribeiro disse...

Quero fazer um reparo neste comentário: durante toda a sua hora de duração, a edição do Pulo do Gato de ontem, que entra no ar às 6h, acompanhou minuto a minuto a movimentação de quem tentava chegar ao trabalho usando o Metrô. O repórter Luís Carlos Gertel percorreu todas as estações da Zona Sul e constatou que os trens funcionavam precariamente e que pouca gente sabia. Na outra ponta da linha Norte-Sul, o professor Cal Francisco percorria as estações da Zona Norte e descobriu o mesmo. Na estação Barra Funda, um outro repórter, ao qual vou pedir desculpas porque o nome não me lembro, mostrava que a linha-leste oeste permanecia fechada. Entre uma entrada e outra da reportagem, o ombudsman paulistano José Paulo de Andrade explicava o acidente no Rio Mississipi, os desdobramentos do desastre da Tam no Congresso Nacional e abordava outros assuntos importantes de uma cidade como São Paulo, que não podiam ficar para atrás. Ainda deu tempo de convidar o apresentador Amorim Filho, da Band FM, para falar um pouco da carreira de Luís Gonzaga o Rei do Baião, falecido há exatos 19 anos. Creio que desta forma, a Bandeirantes atenuou um pouco o grave pecado de "não informar adequadamente" seus ouvintes como fizera antes de "O Pulo do gato" entrar no ar. Desta vez passa, certo?

Anônimo disse...

ELAS NÃO INFORMARAM A GREVE PORQUE O PERFIL DE OUVINTES DESSAS RÁDIOS ALL-NEWS SÃO DA CLASSE AAA,COMO É O CASO DA CBN,ELDORADO,JOVEM PAN 1.DANEM-SE OS MAIS POBRES.OS OUVITES DESSAS RÁDIOS ESTÃO NADANDO EM DINHEIRO,ELES NÃO PRECISAM DE METRÔ.POR ISSO QUE EU DETESTO RÁDIO DE JORNALISMO.