domingo, 29 de julho de 2007

ROTA 77 chega ao fim. Ao fim?

Muitas vezes, as pessoas me perguntam por que acabei com o Rota 77. Olha, eu não acabei com o Rota, ele está suspenso por tempo indeterminado. Talvez volte algum dia. Talvez não. Pelo que vi ninguém sente falta dele, ninguém diz: "ai que saudade do Rota 77!!!"

O programa surgiu porque, em 2002, não havia nenhum programa de Punk Rock na internet. E aí eu criei um. E nem existia este tal de podcastings. Era streaming mesmo e olhe lá. Era a maior dificuldade de arranjar espaço para arquivos de áudio. Fizemos o programa, a galera do movimento começou a ouvir, fizemos divulgação boca-a-boca e o programa ficou "famoso". Famoso mas não dava dinheiro, nem angariava prestígio, pelo menos não pra mim. Era mais gasto do que tudo. Tanto é que esperava ao menos um convite formal para outros trabalhos e eles nunca vieram. Mesmo assim, sentia que era um puta de um projeto, gostava de fazer, tinha algum reconhecimento dos ouvintes que não deixavam a peteca cair.

Porém, como tudo na vida, a fase do Rota passou, vieram outros programas até mais especializados do que o nosso. Há até uma rádio digna de se chamar Punk na internet. Creio que o programa terminou no seu auge - gravado no excelente estúdio do Jacó, do FDS, e espero que assim ele seja lembrado. Melhor do que ser tirado no ar na sua curva descendente, que fatalmente viria. Para mim, o programa cumpriu a sua missão, deixou sua marca e seguidores. Se voltar não será o mesmo Rota 77. Será outro, melhor ou pior, jamais igual.

Os meus interesses mudaram. Ainda estou à procura de recolocação no mercado de trabalho. Afinal, não sou filho de papai, não estou com a vida ganha, nem sou músico de fim de semana por hobby. Sorte de quem o é. Vivo de fazer comunicação. Me aventurei no mundo da televisão e do áudio visual e ainda pretendo trabalhar com isso. Estou resdescobrindo a palavra escrita e espero nunca mais largar dela. E quero continuar lá no nosso site-portal-núcleo-de-resistência-cultural Rádio Base, www.radiobase.org, falando e discutindo as coisas legais e ilegais do rádio brasileiro dentro e fora da internet.

Nunca vi o Rota como um programa que iria fazer para o resto da vida. Nenhum jornalista pensa assim. Estou semore atrás de novas idéias. O programa foi eterno enquanto durou. Fez milhares de amigos, mostrou muitas bandas legais, abriu espaço para quem realmente milita no movimento e tem algo realmente importante a dizer. O bom de se fazer televisão - e isso eu aprendi às duras penas - é que você se desapega de suas "crias". Mas nem pense que foi fácil se desfazer de algo que foi concebido com tanto carinho. Nem sei se será fácil vê-lo na mão de outra pessoa, ainda mais se fizer sucesso comercial do jeito que eu queria, mas nunca tive competência para fazê-lo. Sim, punkaida, aprendam esta lição:"no money, no show", a menos que você tenha um belo emprego numa estatal da vida, um cargo no PT, ou sobreviva de outra forma que não seja do showbusiness. A roda que move o mundo chamasse "dinheiro". O resto é teoria ultrapassada do marxismo/leninismo e pura utopia anarquista. Nada, ou quase nada, é de graça. E fazer um programa de rádio, ainda que na internet, divulgar os shows, as bandas e tudo que interessa sobre o movimento Punk, tem de sair do bolso de alguém. E não é justo que saia do meu ou das bandas. Alguém tem que bancar. E como não houve quem bancasse o Rota 77....

Chega de lamentações, a vida anda pra frente. Quem anda para trás é caranguejo. Talvez um dia eu volte a fazer um outro programa, com outro enfoque, com outros objetivos e, se possível com os mesmos parceiros.Quero agradecer a todas as bandas que voluntária ou involuntariamente participaram com suas músicas, além de dar uma puta força e incentivo em nossos quase 100 programas. Sem eles, não haveria Rota 77 algum. Agradeço a todos que nos ajudaram na divulgação, nos shows por nós promovidos e outras ações que tentamos fazer e que ventualmente não deram muito certo. Meu carinho ao Serjão, do TRex estúdios, a primeira pessoa a acreditar em nosso projeto e que nos abriu as portas do seu estúdio para fazermos muitas coisas legais; à Gisele Santos, que incluiu o Rota 77 em seu site Mundo Rock. net sem nada cobrar, e ainda nos deu autonomia para interagir com a sua programação; a Laura Mattos, da Folha de São Paulo, pela divulgação do projeto; ao DJ Soulflyer, pelo spot de abertura e as vinhetas geniais que bolou para o programa, além de segurar vários B.O.s para gente; ao Bill Mad, Marcão Costeleta, Evandro Speedtwins e Andréa Japa, entre muitos outros ouvintes e incentivadores, com os quais desfrutamos muitos momentos de alegria e solidariedade; e ao Jacó, velho companheiro de guerra, que com sua competência profissional nos ajudou - e muito - a alavancar o nível técnico do nosso programa, quando nos deu a chance de fazermos o Rota no seu "Noise Factory", o melhor estúdio de gravação de São Paulo, com o qual já estamos bolando outros projetos. Ainda colocaremos no ar todos os programas que pudermos em podcast no site http://rota77.podomatic.com

E assim eu gostaria de dizer, não um "Adeus", mas, quem sabe, um "Até breve".

Marcos Ribeiro
Produção Programa Rota 77
http://www.radiobase.org/rota77

Nenhum comentário: