segunda-feira, 30 de julho de 2007

Mais gente entende de rock nesta Terra

Não duvido que o Alexandre Figueiredo seja um apaixonado por rádios de rock e jornalismo musical. Pena que seus textos tragam muito mais achismos e chutes do que análise e informação relevante. Isso sem falar nas informações equivocadas. O texto "Saiba quem entende de rock nesta Terra", reproduzido no Rádio Base, é um exemplo típico de todos os defeitos descritos aqui.

Na lista que ele apresenta, estão inclusos os nomes de Cadão Volpato e Thomas Pappon. O nome de Thomas (e não Thomaz, como escreve Figueiredo) de fato deve figurar em qualquer lista de jornalistas musicais brasileiros pelos seus serviços prestados, seja como redator da Bizz, ou como radialista no serviço brasileiro da BBC, apresentando bacana (mas hoje extinto Som de Londres). É incompreensível a aparição de Cadão. Ele não trabalhou na revista Bizz, como informa erroneamente o texto. Dentro do jornalismo cultural, se destacou muito mais como critico de cinema, chegando a editar por muito anos a revista Set. Fez críticas de discos para a Folha de S. Paulo, mas foram poucas e esqueciveis. Se a lista fosse de dez grandes nomes do rock nacional dos anos 80, aí sim o nome de Cadão poderia aparecer com destaque, por conta de seu trabalho com a banda Fellini. Realmente, foi uma tremenda viajada de maionese do escriba Figueiredo.

E a lista de Figueiredo está incompleta. Onde estão nomes como os de Ricardo Alexandre, Ricardo Schott, Abonico Ricardo Smith, Mario Marques, Roberto Miller Maia. Kid Vinil e André Barcinski? São pessoas que entendem de rock como poucas no Brasil e muitas deles firmes na ativa. Tomara que Figueiredo não se apegue tanto ao passado e observe que mais gente entende de rock nesta terra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alexandre Figueiredo merece um desconto, aliás todos os que criticam o poderoso Brega-popularesco merecem um desconto
Esse tal brega-popularesco está deixando nossos jovens mais alienados do que nunca. A maioria dos jovens analisam a qualidade da música pela quantidade de cd's vendidos.Ísso é lamentável. Eu que tenho apenas ensino médio entendo muito mais coisas do que muitos universitários. Aprendi a ter senso critico ouvindo Raul, Legião , Chico Buarque...

Só não tem bom gosto e senso critico quem não quer
É só carimabar na internet que achamos textos excelentes como os da Rádio Base.


Faxineiro da longingua fronteira Brasi/Uruguai