sábado, 30 de dezembro de 2006

Governo inaugura nova rádio AM na Amazônia

Brasília - Moradores da região do Alto Solimões, na Amazônia, ganharam este mês a primeira rádio AM Mesorregional. A emissora atinge nove municípios, com cerca de 200 mil habitantes, que por estarem distantes dos grandes centros, recebiam apenas sinais de rádio da Colômbia e do Peru. O objetivo da nova emissora é permitir o acesso à informação e valorizar o que a região tem a dizer.

“Existe na população dessa região um forte espírito brasileiro. Mas o fato de não existir um meio de comunicação que traga informação do Brasil para a região ou da região para o Brasil faz com que essas pessoas se sintam esquecidas. Esse projeto, além de dar voz, ele valoriza o que a região tem a dizer”, explicou a diretora do Departamento de Comunicação na Região Alto Solimões, Sofia Hammoe.

O projeto é uma parceria do Ministério da Integração com a Radiobrás. A sede será no município de Tabatinga, onde existia um estúdio da extinta rádio regional, fechada há mais de 15 anos. As antenas terão alcance de até 500 quilômetros, levando a programação aos municípios de São Boa, Jutaí, Tom Martins, Santo Antão do Iça, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia.

“O ponto de referência da rádio AM Mesorregional, ele tem a sua sede, a sua localização em Tabatinga, mas é uma rádio que pertence a todos os nove municípios. Por isso o seu nome é rádio AM Mesorregional, abrangendo os nove municípios”, explicou a gerente da mesorregião do Ministério da Integração Nacional, Dorothea Blos.

A programação da nova emissora, carinhosamente chamada de Rádio Meso, foi composta de acordo com a vontade da população local. Serão transmitidos programas da Nacional da Amazônia, outros produzidos pelo governo do estado, um feito pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), além de programas musicais e infantis.

Para o reitor da UEA, Ozíris Alves Guimarães, a nova rádio traduz o pensamento da população e possibilita a relização de um trabalho profissional e organizado. “Existia uma rádio, mas era assim uma rádio fragmentada, não dá nem prá chamar de rádio, quem dominava era o prefeito, então colocava aquilo que ele queria. Hoje não, a Radiobrás entra com essa parceria técnica e ela vai começar a articular uma nova programação”, disse.

Os ouvintes poderão participar sugerindo pautas, mandando recados e até procurando pessoas. “Sempre com muito senso crítico, que o ouvinte da Nacional da Amazônia tem”, afirmou Sofia Hammoe.

Fonte: Agência Brasil

-----------------------------

E vivo o rádio AM!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: