domingo, 8 de outubro de 2006

Geraldo Nunes, o observador de São Paulo

A Universidade Anhembi Morumbi realizou entre 3 e 6 de outubro a sua semana de comunicação, com o tema "celebridades". Para fechar a semana, houve um encontro com Edson Rossi (editor da Contigo até março deste ano), João Bitar (editor da Época) e Marcelo Liso (repórter de celebridades). Mas para nós aqui da Rádio Base, destaco logo o palestrante do primeiro dia, Geraldo Nunes.

Repórter aéreo da Rádio Eldorado, Geraldo Nunes também apresenta os programas "De Olho na Cidade" (segunda a sábado, das 5h às 6h) e "São Paulo de Todos os Tempos (sábados, 22h, e domingos das 6h às 8h e das 12h às 14h).

Geraldo Nunes deu uma geral sobre sua história no rádio. Começou como rádio escuta na Jovem Pan, junto com Nelo Rodolfo. Depois, foi para a Rádio Capital, emissora que o fez, pela primeira vez, ir para a rua: "Faltou um repórter e o chefe da redação mandou eu entrevistar o Delfim Neto num evento em São José dos Campos". Geraldo disse que as entrevistas eram feitas, geralmente, no final dos eventos. Como nunca tinha ido a nenhuma cobertura, não sabia desse detalhe e, chegando lá, já procurou Delfim para a entrevista. Conseguiu e, logo em seguida, todos os outros repórteres foram atrás dele, quebrando a rotina.

Já experiente, foi para a Bandeirantes cobrir a área policial ("Uma grande escola", disse) e também estradas.

Geraldo Nunes ressaltou a importância do repórter e suas fontes. É ele quem movimenta o radiojornalismo.

Ao ser convidado para a função de repórter aéreo na Rádio Eldorado, pensou que já conhecia São
Paulo como a palma da mão, mas ao levantar vôo viu uma cidade totalmente diferente. Então, resolveu, literalmente, estudar o guia de ruas de São Paulo.


De Olho na Notícia

A Rádio Eldorada dava "0,0" de audiência no começo da manhã, antes do Jornal Eldorado, o carro chefe da programação matutina da emissora. Geraldo Nunes foi encarregado de comendar uma atração que levantasse esse índice. Então, resolveu colocar um pouco de humor e descontração para se diferenciar do jornalismo que era feito, tanto na Eldorado quanto em outras rádios. As vozes empostadas dos locutores já não eram suficientes para garantir audiência. Até hoje, o programa procura observar a cidade de São Paulo e seus detalhes.


São Paulo de Todos os Tempos

Geraldo Nunes foi chamado à sala do chefe e ouviu o seguinte: "Geraldo, quero que você crie um programa para falar sobre a 'São Paulo da época do leiteiro'". Assim surgiu o "São Paulo de Todos os Tempos", que conta histórias da época em que os leiteiros deixavam seus produtos nas portas das casas e, pasmem, estes não eram roubados! O programa rendeu tantas histórias que já originou dois livros, com o mesmo nome. Geraldo conta que, no dia do lançamento do primeiro volume, na Casa das Rosas (Av. Paulista), a fila era gigantesca e a primeira edição foi quase toda vendida somente neste dia

Vítima de paralisia infantil, Geraldo Nunes disse que nunca rejeita uma ajuda, seja ela de quem for. Uma lição pra muita gente que se acha perfeita e esnoba a ajuda e as oportunidades que pintam na vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem início nesta quinta-feira, dia 12, e se estende até o dia 27 de outubro, a campanha eleitoral para o 2º turno das eleições 2006.

Acesse agora mesmo o site Só Rádio! (www.soradio.blogspot.com), e confira maiores informações.

Só Rádio! – O espaço do radionauta!
www.soradio.blogspot.com