domingo, 18 de junho de 2006

Socorro!!!! Chamem o Pasquale!!!!

Até quando meus pobres ouvidinhos vão continuar a ser obrigados a ouvir os repórteres e cronistas espotivos do rádio usarem o verbo seguir como se fora sinônimo do verbo continuar? É um tal de " a seleção tal 'segue' sendo a líder de seu grupo", que NÃO AGUENTO MAIS!!! Por que não usar "a seleção de tal país continua sendo a líder de seu grupo"? Não ficaria melhor. Desde que essa praga foi largamente difundida pelos repórteres da Rádio Globo paulistana, no início da década de 90, meus tímpanos nunca mais tiveram sossego. E olha que não sou purista do vernáculo, muito menos filólogo renomado. Por isso, por favor, usem o verbo seguir de forma mais adequada. É possível?

Outra praga que dói fundo no meu pobre cérebro é a forma como alguns apresentadores anunciam as horas. "São 7 da noite mais 32 minutos". A primeira vez que ouvi essa maldita expressão foi com Márcio Bernardes, quando ele também trabalhava na Rádio Globo, no início dos anos 90. Se é certo ou não, não sei dizer. Só sei que, nem no rádio, nem na rua, nem em porra de lugar nenhum, jamais ouvi alguém anunciar a hora dessa forma. Por que não usar uma forma mais simples e usual:
- Por favor, que horas são?
- São 7 e 32.
ou:
- Confira a hora certa. Agora são 7 horas e 32 minutos.
ou ainda:
- Em Brasília, 19 horas.
Tão fácil, não é? Mas, neste país que fala um idioma tão bonito, tem camarada que gosta de complicar as coisas, não é mesmo?

Um comentário:

Anônimo disse...

E o tal do "trenamento"? Será que é tão difícl falar o "i"? TREINAMENTO!!!!