quinta-feira, 29 de junho de 2006

Rádio por satélite

Em primeiro lugar, é uma honra para nós termos a opinião do Carlos Townsend, grande figura do rádio brasileiro, em nosso humilde blog. Valeu, Carlos... estamos aqui para isso mesmo. Cada um dá a sua opinião e a gente vê no que dá... hehehe
Bom, deixa eu só resgatar um trecho de seu comentário:

Mas quando o rádio por satélite chegar tudo isto irá mudar. Por apenas R$ 22 por mês o consumidor terá centenas de emissoras (canais) com e sem comerciais de música, esporte e noticia, segmentados ou não. Mas isso só vai acontecer quando o consumidor aceitar a cultura que se deve pagar mensalmente um taxa para ter este serviço. Mas isto já é uma outra conversa”.

Desde que esse serviço foi implementado nos EUA, torço para que chegue por aqui também. Na verdade, já existem transmissões de rádio por satélite, mas hoje são apenas produtos secundários de operadoras como Sky e Directv. Como não assino nenhuma das duas, nem sei a quantas anda... sei que tem uns canaizinhos lá porque algumas emissoras falam.
Um serviço desse tipo feito exclusivamente para o rádio seria muito bom. Mas aí temos alguns entraves: para o ouvinte, seria mais vantajoso o rádio digital, já em testes, ou o rádio por satélite? Se o rádio digital já está virando uma novela, imagine então o rádio por satélite!
Você apontou como saída para o rádio soluções que dependem de tecnologia: webradios e satélite. Ok, mas enquanto essas tecnologias não chegam à maioria da população (web) ou simplesmente não chegam (satélite), algo nas programações das rádios precisa ser modificado. Daí partiu o meu raciocínio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Carlos,
Aproveitando esse assunto pode me explicar rapidamente * e faço essa pergunta aqui porque pode interessar a mais pessoas * as principais diferenças entre rádio por satélite e rádio digital, e ainda de rádio digital para rádio "analógico"? No caso da televisão, pelo que sei, um transmissor digital poderia custar por volta de us$ 5000000, e há ainda os problemas de retransmissão e outras coisas assim. Pessoas que entendem bastante sobre televisão digital me disseram que na França, por exemplo, a implantação total de tv digital demorou 13 anos e que nos usa ainda não conseguiram "desligar" os transmissores analógicos e já fazem cerca de nove anos que começaram a implantar a tv digital lá ... então esse praso de cinco anos não seria muito pequeno aqui no Brasil, com a enorme extensão territorial e a pobresa de grande parte da população? Bom, no caso da tv digital poderemos ter, agora que o padrão Japonês foi definido, pelo que pude entender, a possibilidade até de transmissão de hd tv para celulares diretamente, além de ter possibilidade de programas interativos, canais seguimentados e alta qualidade de imagem. Se pensarmos nisso um investimento por parte das emissoras de tv faz sentido, mas queria saber o que o rádio digital trás de vantagens sobre o rádio analógico. Só a qualidade do som? Se for "só" isso e os investimentos forem muito altos eu não creio que tantas emissoras assim invistam dinheiro nessa proposta ... E quanto ao rádio por satélite? O que ele trás de inovação? As emissoras que fazem parte da sky, por exemplo, além de algumas emissoras am e fm normais, são compostas de rádios altamente seguimentadas mas não têm locutores, promoções e etc ... Eu particularmente gosto do rádio com propagandas, locutores e promoções etc ... Com o rádio por satélite isso vai desaparecer?
Valeu!
Marlon

Anônimo disse...

Só para esclarecer, já que eu sou assinante Sky, aqui só temos as seguinte emissoras: Globo Am SP, Globo FM RJ (web), Transamérica Pop SP, Jovem Pan 2 SP, RFI (França), VOA (EUA), Gaucha AM (RS), Radio Clube AM(PA) e BBC (Londres). Já na Directv só tem a Eldorado AM e FM, 89 FM (SP) e a RFI da França que também tem na Sky.