quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Anatel libera mais uma emissora para teste digital

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu mais uma autorização para execução de testes para radiodifusão sonora digital. A liberação para o "serviço especial para fins científicos ou experimentais" foi publicada no Diário Oficial da União e concedida ao Sistema Atual de Radiodifusão Ltda., concessionária do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Média em Itapevi (SP).

Assim como as autorizações anteriores, a emissora realizará testes do Sistema de Radiodifusão Sonora Digital IBOC (In-Band On-Channel) - um dos dois sistemas aprovados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e que utiliza a mesma freqüência do sistema analógico - com o objetivo de avaliar o desempenho do sistema de rádio digital em Onda Média (OM).

O preço público pelo direito de exploração do serviço é de R$ 1,2 mil e as autorizações são válidas por um ano. Somada às anteriores, já são sete as rádios autorizadas a realizar testes do Sistema de Radiodifusão Sonora Digital: Rádio Itapema FM e Rádio Gaúcha, em Porto Alegre (RS); Rádio Excelsior, Rádio Sompur São Paulo Radiodifusão e a Rádio e Televisão Bandeirantes em São Paulo (SP); e Rádio Tiradentes, em Belo Horizonte (MG). (Meio e Mensagem Online)


-------------------------------------------

Começo a ter minhas dúvidas sobre a qualidade tão decantada do rádio Digital. O som da Bandeirantes que era bom, ficou horrível, irreconhecível. O som da CBN AM que era sofrível ficou ruim de vez. E o da Band News nem se nota a menor diferença.

5 comentários:

Anônimo disse...

Precisa ter equipamento específico pra ouvir com o som digital...vc mesmo informou isso aqui, caro Marcos.

Anônimo disse...

A Kiss FM 102,1 de São Paulo diz que transmite também no sistema digital, por que será que ela não está na lista das autorizadas?

Anônimo disse...

É um fato curioso mesmo, a qualidade de som da Bandeirantes am 840 está inferior ao que era há alguns meses. Infelizmente aqui na capital é muito difícil a recepção em FM 90,9. Há um tempo atrás havia comentários de uma suposta retransmissora da Bandeirantes no lugar da Nativa FM 95,3, espero que este fato se concretize.

Marco Antonio Ribeiro disse...

Talvez seja isso que aconteça, Alexandre. É uma hipótese. Para que a Bandeirantes vai ter duas FMs brigando exatamente pelo mesmo público? Em essência, Band FM e Nativa são iguais em quase tudo. Só mudam o nome e os locutores. Há quem diga que os 90,9 possa virar Band News FM Baixada Santista, mas isso já é especulação....

Anônimo disse...

Eu acho uma total idiotice transformar todas as rádios possíveis em retransmissoras da Bandeirantes, se querem isso que acabem com a 96,1 que é um lixo.