terça-feira, 6 de dezembro de 2005

PODCAST: NOVA MANIA DA REDE

Já faz um tempinho que prometí um texto sobre podcast! Fiz esse texto para um trabalho e aproveito para reproduzir aqui. Quem já conhece e já utiliza o formato podcast pode achar um texto meio bobildo... ele serve mais pra quem está começando mesmo.

------------------------

Uma nova ferramenta surge na internet mundial para garantir o direito de liberdade de expressão: o podcast. Com ele, qualquer usuário pode produzir e disponibilizar um programa de rádio para outro internauta ouvir, em qualquer lugar em que esteja, desde que ele baixe o arquivo de áudio em seu mp3 player (o mais conhecido é o iPod, da Apple). Um dos adeptos dessa nova linguagem é o jornalista Roberto Miller Maia, ex-diretor artístico da rádio Brasil 2000 FM. Maia conheceu o formato há cerca de sete meses, quando comprou um iPod. “Sempre existiu áudio pela internet, mas o podcast é um facilitador”, afirmou. Toda vez que um podcast é atualizado, o ouvinte-internauta é avisado por programas, como o iPodder.

Outro “podcaster” é o professor de Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi, Ricardo Senise. “Conheci o podcast lendo o caderno Link, do Estadão, de maio”. O nome do seu programa é “5 a 1 – 5 músicas e um pretexto”. Semanalmente, Senise escolhe um tema e seleciona cinco músicas que se relacionam com ele, além de contar histórias. Para gravar o programa, Senise transformou seu laptop em um estúdio portátil, onde pode conectar até dois microfones e gravar em formato digital pelo software Audiction, da Adobe. Mas, por outro lado, Maia garante que um podcast não depende de tecnologia: “Posso gravar com um microfone baratíssimo e conseguir um bom resultado”.

O podcast não tem regras. “É um formato completamente livre. Pode-se tratar de qualquer tema, ter qualquer estilo, e não tem amarras comerciais. É a verdadeira equação da liberdade, disse Maia.

Inicialmente, os dois conseguiram como público somente amigos mais próximos. “Mas eles já espalharam a notícia. Cheguei a ter mais de cinqüenta acessos em um único programa”, comemora Senise.

Para ouvir os trabalhos de Roberto Miller Maia e do professor Ricardo Senise, acesse http://radiomaia.tripod.com e http://www.5a1.ricardosenise.com.br.


MARCOS LAURO

Nenhum comentário: