terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Pod quem?

Olá, caro leitor que nos prestigia com a sua audiência e que entra nesse mal traçado blog para saber as últimas do mundo do rádio.

Como você deve ter percebido, a última moda entre os fãs de rádio e internet é um tal de podcast. Pod quem? Pod Cast. É uma nova ferramenta que une a tecnologia do Ipod - aqueles aparelhos digitais que armazenam milhões e milhões de bytes em informação sonora - com o princípio da radiodifusão.

Parece um ovo de colombo, mas não é. Para você ouvir os programas disponibilizados neste sistema, você precisa instalar em seu computador um software que vai permitir que você baixe as gravações e depois as ouça no seu computador. Ele também permite que você seja avisado toda vez que há uma atualização do seu programa de rádio preferido. Porém, tem um problema: você terá de baixar também uma atualização da Microsoft a fim de que seu sistema operacional (o programa instalado em seu micro que faz com que ele funcione) possa tornar estes softwares funcionais. Ao menos na versão XP, que é meu caso, esta atualização modificou algumas configurações de entrada, mas não trouxesse maiores prejuízos.

Embora pareça um grande invento, a única inovação é que você é avisado pelo "podder" que uma nova edição já pode ser baixada, ou seja, você não precisa entrar na home page do programa de rádio, emissora, cantor ou seja lá o que for, para fazer "download do áudio". Honestamente, não creio que só isso seja suficiente para provocar tanto auê em cima dessa nova ferramenta.

Para o profissional de rádio, ou qualquer pessoa que queira botar suas impressões sonoras na web, não muda muito: vai ter de ter um servidor onde ele possa colocar seus arquivos de áudio. Se este arquivo for muito acessado, vai gerar transferência excessiva de dados, o que é ruim, já que 99,9% das empresas de hospedagem de sites e de rádio cobram o que o pessoal "ouve a mais". Sempre achei isso uma puta sacanagem, mas é a prática corrente. Talvez compense para o "poddcaster" que possua uma máquina própria. Mas convenhamos: se o cidadão possuir um servidor de áudio próprio, creio que seria mais interessante transmitir "ao vivo" e não apenas programas "ondemand", como é o caso do podcast.

Para o ouvinte, é muito mais fácil entrar no site, procurar o link do áudio que quer e baixar este arquivo para o seu PC do que ter esta trabalheira toda de instalar um programa que vai avisar sobre atualizações, etc, etc. Além do mais, por enquanto, os arquivos do podcast só podem ser gravados no formato do MP3 - que já está superado porque sua qualidade sonora é inferior a de outros formatos mais novos - e wma, formato do Windows Media Player.

Alguns internautas mais modernos hão de dizer:"eu saio ganhando porque não tenho tempo de ficar entrando nas páginas dos programas que quero ouvir". Aí eu pergunto: se este usuário não quer gastar 2 minutos acessando o site e fazer o donwload do áudio, como ele vai usar 10 minutos que seja de seu tempo ouvindo o áudio que ele baixou, hein?

Com a palavra, o caro leitor deste blog.

4 comentários:

Anônimo disse...

E eu que pensei que agora seria mais fácil sintonizar alguma coisa de bom com um simples toque de on ou of? me dei mal. paciência! então rádio é ainda o mais pratico para ouvir alguma coisa, apesar de sofrível?
Daniela

Marcos Lauro disse...

Mais prático que o rádio??? Peraí que eu vou pensar............
........
........
........
........
........
Pensei!
É, não tem mesmo...

Marco Antonio Ribeiro disse...

Viu,só? Não falei. Então, para que a gente precisa de Ipod mesmo?

Anônimo disse...

Ouvir o seu programa de rádio favorito onde você quiser e na hora que você quiser não é prático?