segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Os melhores do rádio em 2005, segundo a APCA

Foram escolhidos na noite desta segunda feira, na sede do Sindicato dos Jornalistas, no centro de São Paulo, os melhores do ano de 2005 no mundo das artes, segundo os membros da APCA - Associação Paulista dos Críticos da Arte. Os contemplados pertencem a diversas categorias: televisão, cinema, teatro, teatro infantil, literatura, artes plásticas, música, dança e rádio.

Os vencedores na categoria rádio foram:

Melhor programa de Humor: "Porteiro Zé", da Rádio 89 FM;
Melhor programa de variedades: "Trip Eldorado", da Rádio Eldorado FM;
Melhor programa de cultura geral:"Você é curioso?", da Rádio Bandeirantes AM/FM;
Melhor programa musical: "O samba pede passagem", da Rádio Capital AM;
Melhor produção universitária:"Programa do Estudante", da Rádio Cultura AM;
Programa revelação do ano: "Chic", da Rádio Eldorado FM;
Grande Prêmio da Crítica: "Quadrante", com Paulo Autran, da Rádio Band News FM;

Votaram na categoria rádio:
Marcos Ribeiro (Editor do Portal Rádio Base)
Regina Augusto (Editora-chefe da revista Meio e Mensagem)
Miriam Ramos (Professora de locução do curso de rádio do Senac Lapa - SP)

A entrega dos prêmios acontecerá no dia 4 de abril de 2006, no Teatro Municipal de São Paulo.

6 comentários:

Rodney Brocanelli disse...

Marcão, você pode esclarecer ao pessoal que acessa o Rádio Base como é feita a votação? Abraços

Marco Antonio Ribeiro disse...

É simples. Os críticos de cada área se reúnem, indicam quais foram as suas preferências durante o ano, escolhem algumas delas e chegam a um consenso sobre os vencedores e as categorias. É mais fácil do que indicar o vencedor do troféu Imprensa ou aprovar obra de reforma em condomínio, ehehehehehehehehehehehe.

Anônimo disse...

Escuto e adoro o "Chic"da pequena grande Glória Kalil. Mas chamar aqueles poucos minutos de programa, não é exagero?
Daniela

Marco Antonio Ribeiro disse...

Não, absolutamente. O tempo de duração de programa não é condição para premiação. "Quadrante" e "Porteiro Zé" são programetes que não duram mais do que 5 minutos. Já "O samba pede passagem" possui 5 horas de duração por semana. Se fosse assim, "A Paixão de Cristo, segundo a Jovem Pan" teria de ser premiado todos os anos porque dura exatas 30 horas, eu disse, 30 horas: da 0h da sexta-feira da paixão até às 6h do sábado de aleluia.

Rodney Brocanelli disse...

Três votantes não é um universo pequeno demais?

Marco Antonio Ribeiro disse...

Aparentemente sim, se nos prendermos ao lado matemático da questão. Se isso é um pecado, não é culpa da Apca. Afinal, quantos sites e colunas você conhece que fazem crítica de Tv? Quantos sites e colunas você conhece que fazem crítica de cinema? Quantos sites e colunas você conhece que fazem crítica de teatro? Dezenas, centenas, não é mesmo? Até quem não é jornalista, ou pelo menos militante faz crítica destas áreas, não é verdade? Agora, quantos sites ou colunistas fazem crítica de rádio? Eu disse crítica, não apenas noticiário mandado pelas assessorias de imprensa. Só nós, não é mesmo?
Então meu caro, o universo não é pequeno demais. O mundo rádio é que pensa pequeno demais. Afinal, quem é que investe em qualidade no rádio? Só a Rádio Cultura voltou a fazer isto sistematicamente. As demais iniciativas premiadas este ano, embora igualmente louváveis, me arrisco a dizer que são atos de coragem praticamente isolados de quem as concebeu ou colocou no ar. Outros quastionamentos sobre a forma de votação na APCA, sugiro que o senhor procure a direção da nossa associação que terá o maior prazer de esclarecer quaisquer dúvidas.