quarta-feira, 30 de junho de 2004

Luis Fernando Magglioca

Clique aqui e leia a entrevista que o radialista Luis Fernando Magglioca, criador da 89 FM e ex-diretor da Rádio Excelsior AM - a máquina do som - deu ao web site Rádio Agência. A seguir leia um trecho da entrevista, em que le fala um pouco sobre a "briga" entre as extintas Excelsior e Difusora:

RA - Mas e a Excelsior, Magliocca?

LFM - Voltando à Excelsior, o sr. Antônio Celso, era o diretor da rádio na época, da AM. Tinham duas rádios AM na época em São Paulo, musicais, portanto "mães" das FMs atuais. A Rádio Difusora era baseada no esquema da WABC de Nova York. Era muito americana, tinha muito som negro e tal. A Excelsior era baseada em um som mais europeu. Então ela aceitava tocar inglês da Inglaterra, música italiana, francesa, que era o diferencial que o Antônio Celso imprimia na rádio. E a Difusora só tocava isso se fosse sucesso estourado, ela não abria para esse tipo de música. Já a Rádio Bandeirantes um pouco antes, abria um espaço, tanto é que muita coisa que conheci de música francesa, da época áurea dos italianos, foi mais no AM da Bandeirantes. Aliás, outras rádios também tocavam, não se via uma rádio só jornalística, elas tinham o jornalismo como base, mas o resto vinha "no fundinho" com ilustração musical. Aí o Antônio Celso viu o trabalho do Pop Show e achou que deveria fazer isso na rádio. Ele me perguntou se eu não queria fazer uma transposição daquilo para a rádio. Em paralelo, ele apresentava um programa para o Estúdio Free, que era um estúdio montado pelo seu Walter Guerreiro, que tinha acabado de mudar a cara da Jovem Pan, e com o Estúdio Free ele achou uma maneira de ganhar muito dinheiro. Ele afiliava emissoras no Brasil inteiro, gravava 5 minutos com Chico Anysio, já ídolo, 5 minutos com Regina Duarte, a namoradinha do Brasil etc, e cada um falava sobre um assunto. E o Walter achou que deveria fazer um programa de música pop. Ele chamou o Antônio Celso para ser o apresentador, porque ele era a "imagem jovem" da época e chamou o cara do Pop Show pra fazer o texto. Nessa simbiose, onde eu apareci depois (porque custaram a me achar, pois na Cultura eu não era ninguém, era novo, não tinha nome, demoraram a descobrir que era eu), eles já tinham combinado de fazer isso com o Antônio Celso, qualquer que fosse o produtor. Eles me ofereceram um cachê ínfimo, e eu achei ótimo poder fazer mais alguma coisa, e aceitei. Na mesma hora o Antônio Celso falou, "Agora vamos fazer isso em rádio, em São Paulo". Porque isso que eles fazem, o tal do sindicate, idéia copiada dos EUA, só vai pras rádios brasileiras que não são daqui de São Paulo, tem um pacote de rádios no interior e nos outros estados, e vende bem. Então eu fechei um contrato com a Excelsior, virei um "produtorzinho" entre outros tantos da rádio.

RA - O que era ser um "produtorzinho" na época?

LFM - "Produtorzinho" era um cara que ia lá, fazia o programa, entregava e ia embora. Não tinha força, nem conhecimento, nem nada. Mas por ir lá, ficar lá um poquinho, começar a mexer... eu acho que eu tenho um dom de demonstrar fácil quando eu gosto de alguma coisa... E também de me apaixonar pelas coisas, de falar mais do que devo... E nessa eu entrei fazendo um trabalho de pesquisa. Eles gostaram e perguntaram, "Você não quer ficar aqui? Está saindo o chefe de discoteca, e a gente está precisando de alguém...". Eu assumi a produção, a chefia da discoteca e depois a assistência do Antônio Celso. E fiz a direção da rádio, sem que isso fosse notado, porque muitas vezes o Antônio Celso viajava e deixava tudo na minha mão, nas férias dele, eu assumia, obviamente sem ganhar e sem os louros da vitória. Mas isso não quer dizer nada, eu aprendi muito ali, muito. Mas chegou um ponto em que já não dava mais conta de fazer tudo que eu estava fazendo. Eu tinha a faculdade pra dar aula, a pós graduação e a rádio. Se eu desse aula das 7 às 11 da manhã, 11 e meia eu entrava na rádio, a hora que desse pra eu comer eu comia, e lá ia até as 10 da noite. E depois ainda fazia trabalho da pós. E dois ou três dias por semana eu tinha aula. Começou a pesar muito, e eu resolvi pedir demissão. Logo depois a TV Cultura resolveu me dar mais um trabalho um pouco mais pesado, e eu achei que não aguentaria. Nessa hora veio a Difusora dizendo, "Nós acabamos de perder nosso diretor, estamos precisando de alguém". Eles fizeram uma pesquisa para selecionar. Mas é aquela coisa, sou apaixonado pela pela princesa Diana. Aí um dia ela te liga. E te chama pra passar uma noite com ela, não necessariamente de maneira sexual, apenas para jantar, por exemplo. É uma coisa que você aceita na hora mas depois pára pra pensar. Depois eu, como dizem os americanos, eu "realizei", e disse, "Nossa, o que é isso, a Difusora foi uma rádio que eu ouvi muito, até me eduquei através dela, como eu posso dirigir essa rádio, quem sou eu para isso?". Eu não tinha segurança para isso tudo, eu tinha acabado de sair de uma situação de chefia de discoteca. Depois veio o primeiro drama de consciência. Se eu fiz tudo isso na Excelsior, criei vários programas, fui redator e autor de várias idéias que continuaram lá...


Um comentário:

Anônimo disse...

boa tarde, as 11:33 hs sou jose gomes da silva sobrinho [ZÉCA}

morei em são paulo de 1952 até 1976 e, nos anos 68 em diante, só ouvia a excelsior {ANTONIO CELSO] e difusora, [CAYON GADIA]. gostava muito e não perdia com antonio celso, os programas, pediu, tocou ganhou, agente internacional, triplex e muitos outros. dá muitas lembranças. a excelsior, tinha uma "GRIFE" no meio da musica, vóz de ANTONIO CELSO, a palavra "excelsior", ótimo.hoje, infelizmente, a maior parte das rádios, só executam, lixo musical, axésbumbuns,pocotó, creus, [DEUS nos livre disto], SÓ VENDO OS CIFRÕES da lucratividade banal.

lembro, que a música gita, raul seixas, foi lançada na excelsior, em 1969, george harrison, my sweet lord, a mais tocada e a francesa, je taime mon non plus, sege gaisbourge {+]e jane birkin, que logo sería proibida.pouca conversa e muita música, este era o lema do grande, maravilhoso ANTONIO CELSO.
se alguem tiver, alguma forma de comunicar com este icone, do rádio,envie para mim, pois sería muito gratificante e muita honra comunicar com ele. desculpe , se tomei seu tempo. muito obrigado e que deus os abençoe ricamante.

hoje, moro em telemaco borba, estado do paraná, com 3 emissoras de rádio e somando as 3, não vira nada, não dá meia.