sábado, 6 de março de 2004

RBS lança sua terceira rede de rádios

A RBS anunciou nesta quinta-feira, dia 4, a criação da Rede Itapema, sua terceira rede de rádios, que deve ser lançada oficialmente no dia 31/03. Inicialmente, o novo projeto de comunicação da empresa será focado nos mercados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, abrangendo 139 cidades, com cerca de 5,3 milhões de pessoas. Conta com a participação de cinco emissoras de rádio – Itapema FM Florianópolis e Joinville, 102 FM, de Porto Alegre, e as rádios de Caxias do Sul (102,7 MHz) e de Santa Maria (105,7 MHz), recém-incorporadas à RBS –, que passarão a utilizar o nome Itapema.

A operação vai ficar centralizada em Florianópolis, sob o comando do jornalista Pedro Leite e a grande parte da programação será retransmitida a todas as rádios integrantes da rede. Cada emissora irá produzir programetes com a agenda cultural local. A grade em Porto Alegre passa por reformulações desde o dia 1º de março e deve estar fechada até o final do mês. Julio Furst, que comandava a programação da 102 FM, vai continuar responsável pela emissora e será o gestor do projeto em Porto Alegre, além de manter um programa na rádio nos finais de tarde. A rede deve seguir o padrão da Itapema, que se consolidou junto ao público adulto, entre 20 e 50 anos, classes A e B, com elevado nível cultural.

“A Itapema é líder do seu segmento em Florianópolis e sua qualidade é reconhecida também pelos turistas que freqüentam a cidade”, conta Geraldo Corrêa, vice-presidente de Rádios, Jornais e Online do Grupo RBS. Além do sucesso na capital catarinense, o rápido crescimento da emissora de Joinville – criada em março de 2003 já em moldes semelhantes aos do novo sistema – foi mais um estímulo para apostar no modelo da Itapema como carro-chefe da rede. Corrêa afirma que “a programação da rádio tem caráter universal, pode ser veiculada em qualquer parte do país”. Depois da primeira etapa de consolidação no RS e em SC, o objetivo é incorporar emissoras de outros estados brasileiros.

Nenhum comentário: