sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Ainda a transmissão simultânea AM / FM

Olha essa questão de dupla transmissão em AM e FM é um ponto que deveria ser entrado em discussão no Congresso. Afinal, quem possui uma rádio tem uma concessão pública. Não podemos admitir o disperdício dessa concessão com duplas transmissões. Uma mesma entidade pode até conseguir mais de uma concessão só que teria que diferenciar as programações de ambas. Com certeza quando foi feita a concessão da frequencia 95,7 de BH outras empresas gostariam de ter ganho essa concessão e implantar algo novo e diferenciado para a população belohorizontina. Porém, a Itatiaia está ocupando dois espaços com uma mesma programação. Assim como é o caso da Igreja Universal que possui a rádio Record 90,7 MHz e arrendou a Líder FM em 99,9 para passar a mesma programação. Isso é DISPERDÍCIO e nós não podemos aceitar que uma concessão pública seja usada dessa maneira.

Henrique Gallo
Belo Horizonte - MG


Você tem toda razão, Henrique. Muitos desses empresários de radiodifusão se esquecem de que o canal que possuem é uma concessão pública destinada a promover a educação, a formação cultural e o entretenimento da população. A partir do momento em que eles "duplicam" a transmissão da emissora, tiraram de outra empresa que concorreu à licitação a chance de colocar uma programação diferente no ar e gerar mais empregos.

Isso é uma pilantragem tão grande quanto as rádios que "andam" e aumentam a sua potência como a Kiss, a 89, a Alpha, a Nativa, a Mix aqui em São Paulo, entre outras. Essa turma se compara aquela corja que monta uma rádio pirata em qualquer lugar do dial e depois se diz comunitária porque é ligada igreja X, ou porque diz que é feita pelos alunos de uma universidade que já tem uma concessão ou porque é ligado a um centro acadêmico e "tem as melhores das intenções". Eu até acredito que tenha, mas delas o inferno está cheio.

Agora, quem quiser entrar numa licitação de uma rádio comercial ou comunitária seguindo os trâmites legais, que se lasquem, não é mesmo? Quem manda ser trouxa e seguir a lei? Parece que o modus operandi desse país é assim. Um abraço e continue com a gente.

PS: Agora que me toquei, Henrique, porque muita rádio grande nem se mexe para fazer uma campanha contra as rádios piratas. Caiu a ficha.

Nenhum comentário: