Barbatuques e Hermeto Paschoal se apresentam juntos em SP


O Sesc Pinheiros recebe nos dias 10 e 11 de outubro o novo show do Barbatuques, em lançamento do novo álbum "Ayú". Na ocasião, o grupo contará com a presença de Hermeto Pascoal como convidado especial.

Quarto lançamento em CD da banda, Ayú possui uma sobreposição de diferentes estilos e estéticas, reafirmando a essência do Barbatuques e revelando as inúmeras experiências sonoras vivenciadas pelo grupo, como o carimbó, coco, toré indígena, choro, maracatu, baiana, rock, beatbox, kecak e a música africana, bem como a influência de diferentes recursos percussivos e sotaques. O álbum conta com a direção musical de Fernando Barba, fundador do grupo, e do compositor, regente e diretor musical Carlos Bauzys.

“As composições de Ayú ampliam a abordagem de música corporal do grupo”, declara Barba, sobre o álbum atual. Surgido a partir da reflexão sobre quais novos rumos o grupo poderia percorrer, os integrantes do Barbatuques aprofundaram-se na exploração dos timbres, melodias e harmonia, transcendendo a simples definição de percussão corporal para música corporal. A experimentação das técnicas vocais, rítmicas e melódicas do grupo resultou em um trabalho vocalmente mais elaborado que os anteriores.

No repertório estão as composições inéditas do grupo, construídas em diferentes formatos: ora com letras, ora instrumentais, com foco na fonética ou nas técnicas percussivas. A variedade de compositores atuantes entre os quinze integrantes traz pluralidade para o disco, reforçada pelas participações de Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal durante as gravações, duas referências dentro do universo sonoro da música do corpo.

Comentários