segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Exposição de artista polonês traz performances ao vivo

Até o final da exposição, será apresentada, em três horários diários, a performance “Fantasma”, onde alguns performers irão materializar fantasmas para criar uma relação com obras, máquinas e objetos expostos. (Foto: Renan Abreu/Divulgação)
Está em cartaz no Sesc Consolação a mostra “Máquina Tadeusz Kantor: Teatro, Happenings, Performances, Pintura e Outros Modos de Produção”. Uma exposição que traz 130 objetos, vídeos e cartazes que irão compor o acervo do artista polonês Tadeusz Kantor, nascido em 1915.
Além do acervo em exibição, a mostra irá trazer programações paralelas gratuitas inspiradas na obra de Kantor, que se tornou conhecido por atuar na pintura, desenho, escultura, objeto, assemblage, embalagem, cenografia, encenação, happening e performance, com o objetivo de expressar os duros tempos que viveu na segunda metade do Século 20.

Até o final da exposição, será apresentada, em três horários diários, a performance “Fantasma”, onde alguns performers vão "materializar" fantasmas para criar uma relação com obras, máquinas e objetos expostos. Criado por Ludmila Ryba, que vivenciou a experiência de ter exercícios teatrais diretamente com Tadeusz Kantor, e Tiago Vasconcelos, diretor da Companhia Antropofágica, a performance é apresentada por 22 atores fixos da própria Cia. Antropofágica e do CPT (Centro de Pesquisa Teatral).

Os intérpretes usarão figurinos que foram resultado de um processo de pesquisa que levou a opções inspiradas, mas não diretamente ligadas, aos personagens de Kantor. A interação na exposição ocorre apenas como presença do ato criativo, acontecendo como uma espécie de movimento relacionado às obras presentes. Ou seja, os atores não interagem diretamente com o público.

A mostra “Máquina Tadeusz Kantor: Teatro, Happenings, Performances, Pintura e Outros Modos de Produção” acontece até 14 de novembro de 2015 (sábado), gratuitamente, no SESC Consolação.

Exposição “Máquina Tadeusz Kantor: Teatro, Happenings, Performances, Pintura e Outros Modos de Produção”
De 19 de agosto a 14 de novembro
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, São Paulo
De segunda a sexta, das 11h30 às 21h30
Sábados e feriados, das 10h às 18h30.
Classificação: Livre.
Valor: Grátis.
Tel: (11) 3234-3000
Onde fica:

Nenhum comentário: