sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Willy Gonser vai pendurar o microfone

por Edu Cesar, do site Papo de Bola

Salvo alguma "novidade nova" que surpreenda, um nome emblemático da narração esportiva do rádio pode ter pendurado o microfone de vez. A informação é do blog do comentarista Chico Maia, passada a ele pelo também comentarista Flávio Anselmo: Willy Gonser vai se despedir na próxima terça-feira do "Jogada de Classe", da TV Horizonte, e no dia seguinte deixará Belo Horizonte rumo a Alcobaça, no Sul da Bahia, onde adquiriu uma casa e vai curtir sua aposentadoria. Confirmou-se, então, o dito pelo próprio Willy ao mesmo Chico em entrevista publicada no mês retrasado. É o que ele faria caso a Rádio Globo Minas não lhe contratasse, e diferentemente de outras duas ocasiões (2005 e 2007), desta vez parece não ter havido interesse nele.

Willy é um nome histórico de uma era de ouro do rádio esportivo. Trabalhou em cinco grandes centros - Paraná (tanto Curitiba quanto Londrina), Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte -, sendo sucesso em todos eles. E só tem rádio "fraca" no seu currículo: Clube B2, Paiquerê, Nacional, Gaúcha, Jovem Pan e Itatiaia, entre outras. Leio no "Que Fim Levou?" do Milton Neves um texto do Edemar Annuseck, seu contemporâneo de Pan, que conta que o Willy chegou a ser contratado pela Rádio Bandeirantes por intermédio de Flávio Araújo, com anúncio da estreia ocupando página central de A Gazeta Esportiva. Depois dela, ao retornar a Curitiba para providenciar a mudança, foi impedido pela direção da Rádio Independência, que bancou sua permanência.

Willy também tem importância no rádio gaúcho. Em 1973, ele era o titular da Gaúcha quando veio de BH, da Itatiaia, Haroldo de Souza. Foram colegas na rádio por três meses até o Willy sair para a emissora mineira, meio que um "troca-troca involuntário". O Magrão assumiu a titularidade da Gaúcha e... bom, o resto vocês já sabem. E depois, três décadas em Beagá, consagrando-se como narrador titular do Atlético Mineiro e dividindo os clássicos com o Cruzeiro com o narrador titular deste, Alberto Rodrigues. A última transmissão de sua carreira foi neste ano, em Corinthians x Galo, no Pacaembu.

Valeu, Willy!

Nenhum comentário: