por Daniel Pereira
Faleceu, na noite de ontem, em decorrência de um câncer, o querido colega, amigo, coração de ouro e talentoso radialista Francisco Carioca.
Carioca era natural de Ubá, Minas Gerais. Veio para o Rio de Janeiro na década de 60. Tem sua voz intimamente ligada à Rádio Globo AM do Rio de Janeiro, por onde passou, entre idas e vindas, cinco vezes. Com a morte de Francisco Carioca, desaparece junto a figura do antigo DJ, o radialista de frases curtas e inteligentes e de comunicação versátil e com conteúdo. Fica para mim e para centenas de radialistas e jornalistas, tenho certeza, a imagem da interessante figura humana que o Carioca sempre foi: amigo, generoso, inteligente, discreto, fraterno e sempre um grande papo. Tive o orgulho de ter sido operador de áudio de alguns programas do Carioca. Encerro essa minha homenagem com um bordão que marcou a sua carreira: "aqui Francisco Carioca! Aí, você, ouvinte, que é o mais importante!". - Gaúcho.
Carioca de nome e de coração, mineiro de nascimento, Francisco Carioca foi um dos nomes mais consagrados no rádio brasileiro. Quem primeiro lhe deu oportunidade foi Ary Barroso, na Rádio Nacional, encaminhando o comunicador a Tenório Cavalcanti, e também a Ismael Bittencourt, que o empregou na Rádio Copacabana aos 17 anos de idade. Dali ele fez fama em praticamente todas as emissoas cariocas e de outro estados. Só para citar algumas das rádios cariocas que estão em seu currículo: Rádio Mayrink, Veiga, Guanabara, Tupi, Mauá, Globo, Capital e Manchete.
Universalista, inseria em seus programas a filosofia do amor universal. No futebol, era Flamenguista no Rio de Janeiro e Atleticano em Belo Horizonte. E quando o assunto era samba, Carioca se dizia um eterno apaixonado pela sua escola do coração: a Mangueira.
Será sempre lembrado por cantarolar “Saudade torrente de paixão, emoção diferente, que aniquila a vida da gente..." (Canção do amor, Elizeth Cardoso) e por seu bordão "Aqui Francisco Carioca! Aí, você, ouvinte, que é o mais importante!" - Renata Victor
2 comentários:
Francisco Carioca, foi sem dúvida akguma um dos melhores comunicadorres que o rádio já teve.
Sabia transmitir a alegria a seus ouvintes, e quem não gostava daquele papo legal nas noites da Glo.
Perdemos uma das melhores vozes da radiofonia AM no mundo. Quem se lembra, quando elecolocava o BG "El Prezidente com declamações sw fatos históricos do Brasil e do Mundo.
Saudades Carioca.
Atenciosamente,
Maurício José
Jornalista, Escritor r radialista
E-mail: mauriciolima@zipmail.com.br
Aracaju/sergipe
gostaria de saber onde Francisco Carioca foi enterrado, e por onde anda sua espoas.
Postar um comentário