quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O ranking de audência das FMs em SP

E com a providencial colaboração do site Radioman, o blog Rádio Base comenta os novos números da audiência das FMs na grande São Paulo (a aferição, nunca é demais lembrar, fica sob responsabilidade do Ibope).

-Esqueçam tudo o que foi dito por aqui há quase um mês. Agora quem dá a bola na liderança é a Nativa FM, deixando para trás Tupi e Transcontinental, que ameaçavam polarizar a disputa pelo primeiro posto. Há uns 20, 25 anos, esse tipo de alternância era raro de acontecer. Uma emissora liderava durante um período de tempo, até que outra a ultrapassassee ficasse no primeiro posto por meses (e até anos).

-No segmento jovem, não temos grandes novidades. A Mix, continua na quarta colocação. A Metropolitana teve uma pequena queda e vê a Jovem Pan crescer. A 89 FM, por sua vez, também teve um aumento no número de ouvintes, mas nao o suficiente para embolar essa disputa.

-E a Band FM continua a sua recuperação. Hoje, ela se consolidou na quinta colocação, com pouco mais de 140 mil ouvintes por minuto. Fica um questionamento no ar: caso a Band cresça mais nos próximos meses, a ponto de chegar junto na disputa pela liderança, qual a emissora que o Grupo Bandeirantes vai priorizar: Band ou Nativa? Mal comparando, seria a mesma situação de um cavalheiro chamado Ron Dennis, boss da McLaren (equipe de Fórmula 1), que vai ter de decidir qual será o primeiro piloto entre as opções Lewis Hamilton e Fernando Alonso.

-A Sul-América Trânsito vai subindo timidamente, graças em grande parte ao marketing agressivo. Talvez seja a emissora de rádio mais divulgada na atualidade. Mas a só a melhora de seu sinal em São Paulo pode fazer o número de ouvintes aumentar consideravelmente

-No levantamento anterior, a Band News FM tinha a Eldorado em seus calcanhares. A diferença entre as duas aumentou consideravelmente. A grande surpresa é que finalmente a emissora all news do Grupo Bandeirantes está na cola da retransmissora em FM da programação da Bandeirantes AM (os 90,9Mhz). Em breve a Band News poderá chegar a marca de 20 mil ouvintes, o que já é um número digno.

-No mês passado, perguntei sobre a Feliz FM. Agora é a vez de questionar sobre a Vida FM, que teve um substancial aumento de ouvintes. Tinha cerca de 9 mil na outra pesquisa e agora aparece com pouco mais de 17 mil. Quase o dobro. Se alguém tiver mais informações sobre ela, basta deixar uma mensagem nos comentários do blog.

-E a Transamérica, hein? Já foi líder de audiência no começo dos anos 90, num período coberto de glórias. Hoje ela ocupa a décima-oitava posição, com cerca de 36 mil ouvintes por minuto. Será que a culpa é do futebol? Como sabemos, a equipe esportiva de Éder Luiz tem uma grande audiência. O problema é que seus índices não migram para os outros horários da programação. Provavelmente, o conteúdo das irradiações, repletas com piadas de duplo sentido, afaste o público feminino. Mas isso é papo para outro post.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lembro que a Transamérica começou a fazer uma edição especial tocando músicas dos anos 80 por algum tempo depois das transmissões, prá ver se a galera continuava a ouvir a rádio e tentar pegar parte da audiência das transmissões para o resto da programação ... parece que não deu muito certo.
Marlon

Anônimo disse...

A Vida FM é mais uma rádio gospel... E mais uma que oficialmente não é de São Paulo: a concesão é de São José dos Campos, mas a emissora tem potência pra chegar em boa parte da capital e em algumas cidades da região nordeste da Grande São Paulo (sentido do Vale do Paraíba: Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá).

Não sou de São José, mas não lembro dessa rádio ter sido outra coisa: já esteve com a Igreja Universal, com o R. R. Soares e agora está nessa "nova fase", definida basicamente pela troca de nome (antes se chamava Gospel FM - que é atualmente o mesmo criativo nome da rede de rádios da Igreja Renascer).

Só não sei que igreja (ou quais igrejas) estão na "administração" dessa vez!

Anônimo disse...

Marlon,
A Transamérica já desistiu desse negócio de fazer mini-Naftalina depois do futebol?

Se desistiu, não deu tempo nem de conhecer! Faz pouco tempo que ouvi falar que iam fazer isso... isso e mais uns programinhas de anos 80/90. Achava que tinha tudo a ver com a rádio!!

Anônimo disse...

Rapaziada, quem vive de passado é museu! A transamérica chegou ao auge no início da década de 90, mas se acomodou e preferiu investir na formação da Rede (um negócio da China!). O resultado é esse aí: 18º, mas ainda com muito dindim no bolso e que se danem os ouvintes. Não adianta colocar programetes com músicas dos anos 80. A Rádio tem que ter uma cara nova, se atualizar. Não que os profissionais de lá sejam ruins (sou fã do Ruy Bala! Se é que ele ainda tá por lá), mas a rádio parou no tempo. A programação se preocupa em ficar "correndo atrás da Jovem Pan" e não usa um negócio que dava muito certo antigamente: criatividade. Fico triste com esse mau desempenho da Transa e torço para as coisas mudem por lá. Senão é mais um espaço que pode ser perdido para as rádios evangélicas ou breganejas.

Anônimo disse...

Evangélicas, não, pq eles tem dinheiro, como vc falou.

Mas breganeja, tá quase! O 100,1 de São Paulo é a única freqüência Transamérica Pop no estado de São Paulo. O resto já virou Hits.

Marco Antonio Ribeiro disse...

Aliás, não é só a Transamérica que parou no tempo: as outras "jovens" também. A tendência é de elas perderam cada vez mais ouvintes por um simples motivo: elas ignoram solenemente que a internet é que é a principal fonte de informação de seus ouvintes, como já constatara este blog. Ou vai querer me dizer que o garoto ouvinte de 89 ou Metropolitana, ou Mix fica esperando sua rádio favorita tocar o último hit da Nelly Furtado ou do Fresno, só porque a turma da carne seca assim o quer. Aliás, esta última banda era um sucesso típico de internet e que as rádios FMs demoraram muitos meses para descobrir. É, falta agilidade pra molecada que diz fazer rádio.