sexta-feira, 30 de julho de 2004

Brasil 2000 vai mudar por minha culpa????

Alô. Alô?
O microfone está funcionando?
Alô?

* A gente tem que fazer por merecer. A rádio mais interessante que existe em São Paulo, a Brasil 2000 FM, está tendo que incluir "Aqualung" em sua programação, porque você não a está ouvindo e eles precisam de audiência. Uma rádio decente é parte importantíssima na engenhoca que move a cena local. E, quando a busca de audiência desemboca no Dire Straits, como faz outras rádios da cidade, a cena fica amorfa, inodora, incolor.

Essa história de olhar para trás já enche faz tempo. Imagine daqui a cinco, dez, quinze anos. Você vai ligar o rádio e ouvir "Aqualung".(Espero que a metáfora aqui seja entendida. O ponto de conflito diz respeito menos a música em si do que o estado de coisas que ela provoca e significa.)Seguindo o raciocínio, seu filho vai pegar a estrada daqui a vários anos e no carro vai estar bombando a irada "Money for Nothing".

A fila precisa andar. "Classic Rock" já não é mais música que não move nada, não faz a pessoa sair de casa para comprar disco, não motiva ninguém a ir a uma festa.
Tocar "classic rock" em 2004 é pôr para rolar Nirvana, o grunge todo, REM, "Killing Moon", Talking Heads. Ouvir rádio que toca "Aqualung" hoje, enquanto o mundo está girando, é ameaça a uma série de coisas bacanas pelas quais sempre se luta e sempre se reclama que não tem.

Os discos bem ou mal estão sendo lançados no Brasil. Nesta semana saiu no país o álbum do Snow Patrol e do Phoenix. O Prodigy e o Libertines vai ser editado aqui tão logo forem para as lojas lá. Os Irmãos Rocha! soltaram música nova. O Ludovic está aparecendo, vai ter disco do Cansei de Ser Sexy e o Jumbo Elektro vem aí com CD e site cool.

O calendário de shows até o final do ano se mostra espetacular. Dizzee Rascal, o dono da música mais legal deste ano extralegal em músicas, vai vir ao Brasil para o Tim Festival. O barulhento Liars deve quebrar o colorido no Tomie Ohtake, no Sonar, que vai ser chacoalhado pelo LCD Soundsystem e pelas Chicks on Speed. Os Chemical Brothers vêm aí para show ao vivo. O rapper 50 Cent chega para "causar" em setembro. Aquela banda lá, que você sabe qual é, finalmente toca aqui, em novembro. Eventos de moda usam rock, modernetes falam de rock, órgãos governamentais bancam festival de rock, a eletrônica abre para o rock e o hip hop está casado com o rock. As festas rolam, as bandas são muitas.

Neste cenário, neste julho de 2004, não dá para ligar o rádio e ouvir... "Aqualung".
E a culpa, desta vez, neste caso, não é da rádio. É sua. Ouça rádio. Ouça a rádio. Seja pela internet ou mexendo esse dial pobre. Porque depois... Depois não adianta reclamar.

* Por exemplo.
A Radio One, de Londres, de propriedade da BBC, veicula músicas campeãs, tem programas para todo mundo, todos os gostos, seja qual ritmo jovem for. Seus DJs são estrelas, todas as bandas interagem com as emissoras e a vida pop inglesa segue seu curso.

Sempre foi assim e não seria diferente agora, que a nova música britânica vive seu melhor momento desde o britpop. Às segundas-feiras, a Radio One põe no ar, das 9 da noite à 1 da manhã (quatro horas seguidas!!!) o programa do DJ indie Steve Lamacq. Tem entrevistas top, todos os lançamentos, as novidades que interessam, as antigas que tem a ver e não cheiram a mofo, levam bandas para tocar no estúdio.

Aí, a partir desta semana, a Radio One abriu o horário das 7 da noite às 9 para um novo programa, que estreou tocando as mesmas coisas que já tocam na rádio e que o Lamacq está cansado de mandar para o ar, tal. O programa começa, o locutor (o ótimo Zane Lowe) entra gritando e manda o seguinte recado: "A inovação começa agora e me sinto orgulhoso de fazer parte dela. Estou aqui para botar a nova música em um pedestal". E rola, na ordem, uma sequência inicial que inclui The Libertines novo/ Dizzee Rascal novo / The Departure / Prodigy novo/ Lost Prophets / Beastie Boys novo/ The Hives novo/ The Killers/ Goldie Lookin' Chain. (Lúcio Ribeiro, Folha Online)


Peraí, a Brasil 2000 vai mudar a programação e a culpa é do ouvinte? Eu sou ouvinte e não concordo que a culpa seja minha!!! Pelo contrário: acusam-nos, a mim e ao Marcos Lauro de elogiarmos demais a emissora. O que é mentira!!! Apenas tentamos valorizar o que achamos ser legal de ouvir. A Brasil 2000 tem lá seus defeitos - não toca bandas de punk rock ou harcore independentes nacionais atuais, nem que a vaca tussa e dance sobre duas de suas patas, por exemplo, mas nem por isso dá para dizer que a programação atual é ruim. Como disse uma vez, é a única que tem "envergadura moral" para tocar o estilo que quiser a hora que bem entender, dado a seriedade de seus profissionais. Quisera eu que aquele simulacro de programa Punk Rock que faço na internet tivesse 1% da audiência da Brasil 2000. Com muito menos do que isso, meus colegas de programa, o Barata e o Marcos Lauro, já deram pulos de alegria!!!!

A culpa, portanto, senhores, não é da Brasil 2000, mas das agências de publicidade e seus anunciantes que confiam sua bússula de audiência num único instituto de pesquisas e deixam a intuição e feeling de lado para saber o que a moçada está ouvindo. É verdade que muita gente que anda ouvindo emissoras de Pop Rock absolutamente "sem noção", que tratam o ouvinte como otário, idiota. Mas tem muita gente inteligente que dá respaldo a ótima programação da atual Brasil 2000. É só conferir e aferir o que se fala nas baladas pela noite afora.

Concordo que mexer e tentar fazer um clone do que um dia foi a Kiss FM é arriscado no caso dos 107,3 MHz. Fosse eu o manda chuva da Brasil 2000, não mexeria de forma alguma. Pelo contrário, botaria fogo na galera para se superar ainda mais. Quando chamaram o Kid e Vitão para comandarem a programação sabiam que iriam navegar em águas caudalosas e incertas do rock'n roll e que a moçada que ouve gosta do risco de inovar ou errar feio. Se for para apostar em "Porto Seguro", é melhor se mudar para a Bahia e tocar axé music.

O resto é aguardar para ver o que vai acontecer realmente. Se houver mudanças, que seja pra ,melhor. NINGUÉM AGUENTA MAIS TANTA COISA CRETINA NAS FMs de SÃO PAULO!!! Nem eu.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi gente eu ñ sei se vcs vão saber quem eu sou, sou uma pessoa q quer da um alo para o elton e dizer q eu amo muito ass iva obrigado por tudo bjsssssssss