quarta-feira, 30 de junho de 2004

Rede Mix 24 horas no ar. Vai funcionar?

Junto com a estréia da Mix Guaratinguetá em 106,7, a Mix vai passar a transmitir seu siinal via satélite por 24 horas. A programação da rede estava sendo gerado apenas em alguns horários e agora as afiliadas poderão distribuir os seus horários entre local e via-satélite. (Web site Tudo Rádio)

Será que vai funcionar? Afinal, as grandes redes que tentaram fazer isso, acabaram recuando para não irem ara o saco como aconteceu com a extinta Rede Cidade.

Jovem Pan, Transamérica, Bandeirantes, Antena 1, etc, tentaram fazer uma programação única, 24 horas por dia para todo o país e não deu muito certo. O rádio local é muito forte. Haja vista que quase nenhuma rede gerada em São Paulo conseguiu fincar pé no Rio de Janeiro. Band FM e CBN são exceções que confirmam em parte a regra.

Há uma parte da audiência que é doida ara ouvir o que é produzido em grande centros como Rio e São Paulo e não se contentam em usar a Internet. No entanto, a filiada de uma rede pode perder ótimas chances de estar mais próxima de seu público local, ainda mais se receber o sinal 24 horas por dia da matriz. Foi o que aconteceu no início da Rede Globo de Rádio, que só possuía 3 horas diárias de programação local. A Globo carioca, que era a "cara do Rio de Janeiro", acabou se descaracterizando e perdeu este título para a Tupi. Parece ter sido difícil convencer a "mente iluminada" que inventou esta "Rede Globo", que, pelo menos na hora do esporte, cada emissora deveria decidir que jogo transmitir e não impor um jogo para todo o país, tal qual faz a TV.

A Rede Bandeirantes, a Jovem Pan Sat, a Transamérica, a Rede Antena 1 fizeram o que parece por hora o mais sensato: transmitir em rede as atrações principais a programação normal em horários em que há baixo aproveitamento comercial das afiliadas. Assim, estas tem chances de oferecer seu espaço publicitário local nas horas em que tem mais ouvintes.

A maioria dessas redes, incluindo a CBN, estabeleceu horários de transmissão via satélite obrigatórios. Já no restante da grade, a transmissão é facultativa. Me parece que foi a solução mais acertada pois é muito mais fácil cada praça decidir o que é mais interessante a emissora colocar no ar.

Nenhum comentário: