Por Professor Bertoncello
A economia global encontra-se em um período de transformações significativas, impulsionadas por disputas comerciais, reações protecionistas e uma crescente fragmentação dos blocos econômicos. Com a ascensão do nacionalismo econômico e o enfraquecimento da cooperação multilateral, observa-se um reposicionamento das grandes potências na busca por maior autonomia produtiva e comercial. Esse fenômeno tem sido amplamente discutido na mídia e na academia, tornando-se essencial compreender os detalhes desse cenário para uma análise mais aprofundada.
A verdade é que os Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, têm adotado uma postura agressiva nas negociações comerciais, utilizando tarifas como um instrumento para reafirmar sua posição hegemônica. A recente imposição de tarifas sobre produtos importados do México, Canadá e China exemplifica essa estratégia e suscita questionamentos acerca de seus impactos no comércio internacional, bem como das oportunidades que outros países, como o Brasil, estão deixando escapar. Infelizmente, o Brasil parece reiteradamente incapaz de aproveitar momentos estratégicos, consolidando um padrão de inércia diante de mudanças significativas no cenário global.
Donald Trump tem adotado uma abordagem transacional e bilateral nas relações comerciais, rompendo com a tradição multilateralista que caracterizou a política externa dos Estados Unidos em décadas anteriores. Sua decisão de impor tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá, e de 10% sobre os produtos chineses, reflete uma estratégia calculada para forçar concessões comerciais e assegurar que os EUA mantenham sua posição de potência dominante nas negociações globais.
As reações iniciais a essa medida foram diversas. Setores da indústria americana que competem diretamente com as importações celebraram a decisão, uma vez que as tarifas elevam o custo dos produtos estrangeiros e incentivam a produção doméstica. No entanto, economistas alertaram que o impacto dessas tarifas seria repassado aos consumidores americanos, resultando em aumento de preços e pressões inflacionárias. Além disso, a medida intensificou tensões diplomáticas, levando parceiros comerciais a ameaçarem represálias, o que poderia desencadear uma escalada de disputas tarifárias.
A reação dos países afetados pelas tarifas foi rápida e contundente. Inicialmente, Canadá e México anunciaram tarifas retaliatórias sobre produtos americanos. Posteriormente, ambos os países negociaram um adiamento de 30 dias para evitar impactos imediatos e buscaram um diálogo com os Estados Unidos. Enquanto isso, a China adotou uma postura mais cautelosa, explorando alternativas para mitigar os efeitos da guerra comercial. Essas respostas evidenciam que a instabilidade e a incerteza no comércio internacional não eram meramente consequências das medidas adotadas, mas também instrumentos estratégicos utilizados no processo de negociação, funcionando como uma ferramenta de pressão ou mesmo uma cortina de fumaça para reforçar a posição dos EUA na arena global.
Afinal, é amplamente reconhecido que desestabilizar as cadeias globais de suprimentos, forçando empresas a buscarem alternativas à China e a seus vizinhos na América do Norte, demanda um alto nível de energia e envolve um grau significativo de imprevisibilidade. No entanto, essa reconfiguração do comércio internacional também abre uma janela de oportunidade para mercados emergentes que busquem se posicionar como fornecedores alternativos. Contudo, para que isso ocorra, é necessário um planejamento estratégico comercial proativo — algo que o Brasil, até o momento, tem demonstrado grande dificuldade em desenvolver e implementar de maneira eficaz.
A estratégia de Trump vai além da simples imposição de tarifas; seu objetivo central é consolidar os Estados Unidos como a potência dominante nas negociações globais. A adoção de medidas protecionistas visa enfraquecer rivais econômicos e assegurar que qualquer acordo comercial seja firmado sob condições favoráveis aos interesses americanos. Nesse contexto, o protecionismo não representa um fim em si mesmo, mas sim um instrumento estratégico para reforçar a posição dos EUA como a maior economia do mundo, exercendo influência direta sobre as dinâmicas do comércio internacional.
Enquanto isso, o Brasil permanece em uma posição passiva, desperdiçando uma oportunidade histórica de se beneficiar da reorganização do comércio global. Com a China sendo alvo de restrições, o país poderia ampliar sua participação no mercado americano, especialmente em setores como agronegócio e commodities, além de se inserir estrategicamente em elos industriais que o tornassem relevante para cadeias de suprimentos nos Estados Unidos. No entanto, a ausência de uma estratégia comercial bem definida, aliada à falta de alinhamento ideológico e diplomático com os EUA, tem impedido avanços significativos, limitando o potencial brasileiro de aproveitar esse momento de reconfiguração econômica global.
A inércia brasileira também reflete a ausência de um projeto nacional de reindustrialização e de inserção estratégica na economia global. Enquanto países como a Índia e o Vietnã adotam políticas ativas para se consolidarem como novos polos produtivos alternativos à China, o Brasil permanece excessivamente dependente da exportação de commodities, sem uma estratégia robusta para atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento de setores de maior valor agregado. Essa falta de iniciativa compromete a competitividade do país e reduz suas chances de ocupar um papel mais relevante na nova configuração do comércio internacional.
A história demonstra que os momentos de transição global representam oportunidades para aqueles que sabem agir com rapidez e se adaptar às novas dinâmicas econômicas. O Brasil ainda tem a chance de redefinir sua abordagem e posicionar-se estrategicamente no cenário internacional. No entanto, caso permaneça em uma postura passiva e continue ideologicamente atrelado ao Oriente, o Governo Lula e por consequência o Brasil, corre o risco de se tornar ainda mais irrelevante na economia mundial. A falta de uma política assertiva pode condenar o país a uma posição subalterna, limitando-se à exportação de produtos com baixo ou nenhum valor agregado, enquanto outras nações emergentes consolidam sua presença em cadeias produtivas de maior sofisticação.
@phdbertoncello
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