quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Aprenda de uma vez: "Seguir" não significa "Continuar"


Um dos principais requisitos para se trabalhar em Rádio, televisão ou qualquer outro meio de comunicação é o pleno domínio do idioma pátrio. Independentemente da função que vá se exercer, esse predicado é primordial. Quando um profissional recém-formado sai do curso de comunicação, supõe-se que ele tenha aprendido, a por exemplo, empregar bem as palavras que usará em sua futura atividade, sobretudo os verbos.

Lamentavelmente, não é o que parece estar acontecendo no que se refere aos "novatos" egressos dos cursos de jornalismo e, principalmente, de "rádio e tv". Quando este que vos escreve frequentava os bancos escolares muitos anos atrás, o corpo docente fazia questão de nos ensinar a preocupação com o bom uso de nossa língua. Modestamente aprendemos esta lição. Hoje isto parece não mais acontecer.

Se o prezado leitor teve paciência de ler esta longa introdução, muito obrigado e parabéns. Percebe-se que você, seja profissional de comunicação ou não, reconhece a importância do que aqui escrevo. Caso contrário, só tenho a lamentar.

Um exemplo desta distorção acontece com a utilização de dois verbos fundamentais que, apesar de terem alguma semelhança, não são de forma alguma sinônimos, como desgraçadamente estamos atualmente ouvindo em muitas emissoras de Rádio e televisão também.

Vejamos o que dizem os dicionários eletrônicos da internet:

Continuar
verbo
1.
transitivo direto e transitivo indireto
não interromper (o que se começou).
"c. uma viagem"
2.
transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo
dar ou ter seguimento após interrupção.
"após o almoço, continuamos o trabalho"
3.
intransitivo
seguir existindo; perdurar.
"as dores continuaram, apesar da medicação"
4.
transitivo indireto
insistir, perseverar, persistir.
"continua no propósito de apurar a verdade"
5.
transitivo direto e intransitivo
estender(-se), prolongar(-se).
"c. um muro até a linha divisória"
6.
predicativo
manter-se no mesmo lugar, nas mesmas condições etc.; permanecer.
"o contrato continua vigente"


Seguir
verbo
1.
transitivo direto
ir atrás ou na companhia de.
"devemos s. o guia"
2.
transitivo direto
andar no mesmo ritmo de.
"conseguiu s. o passo da neta"

Agora proponho o seguinte exercício ao amigo leitor: substitua o verbo "continuar" dos exemplos acima por "seguir" e veja, ou melhor, o resultado gramatical e - principalmente - sonoro que se obtém.  Não ficou muito bom, não é mesmo? 

Um comentário:

EWERTON COSTA (O Radiomaker) disse...

Perfeita sua colocação, Rádio Base. A confusão talvez exista porque o sinônimo correto de "continuar" é o verbo "prosseguir", e não o "seguir". Parabéns!