segunda-feira, 26 de maio de 2008

Duplex é tradição no rádio esportivo gaúcho

No último sábado, a tabela do campeonato brasileiro marcava para o mesmo horário dois jogos de clubes gaúchos. O Grêmio receberia em casa o Naútico. Enquanto isso, no Maracanã, o Internacional iria visitar o Flamengo. Em casos como esse, as rádios de Porto Alegre apelam para o bom e velho duplex, que é a transmissão simultânea dos dois jogos. Esse recurso se justfica pela acirrada rivalidade entre os grandes clubes da capital rio-grandese. Como nenhuma rádio quer ser acusada de favorecer a um deles, a saída é dividr para agradar.

O duplex funciona de maneira bem simples. Duas equipes de transmissão em cada posto e os narradores de cada um delas vão descrevendo os principais lances (as vezes, com atropelos), em forma de revezamento, sem esquecer dos comerciais.

Separamos aqui um trecho da transmissão duplex feita pela Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. Daniel Oliveira acompanhava a partida do Grêmio. Enquanto isso, Marcos Couto ficava em cima dos lances do jogo do Internacional.





UPDATE: 27.06 (01h20): Quando eu escrevi "duas equipes de transmissão em cada posto", não tinha me dado conta de que apenas o repórter da Bandeirantes-POA estava no Maracanã. O narrador Marcos Couto não foi deslocado ao Rio de Janeiro.

E no final-de-semana que vem, as emissoras gaúchas vão repetir o Duplex. Será a vez do Grêmio ir ao Rio. O time enfrenta o Vasco. O Internacional estará no Beira-rio enfrentando o Sport Recife.

2 comentários:

Edu Cesar disse...

Isso que neste sábado os gols ainda foram separados por 10 segundos. Pior foi outro dia, ano passado, em que os dois também jogavam no mesmo horário e ambos marcaram ao mesmo tempo LITERALMENTE, aí vocês imaginem a rebolada pra documentar ao mesmo tempo os dois gols.

Rodney Brocanelli disse...

E tem um outro detalhe: o Marcos Couto narrou a partida do estúdio, e com isso, esteve sujeito ao delay da televisão.