sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Deixem a ex-Brasil 2000 cumprir seu destino

A ex-Brasil 2000 vai entrar para a história do rádio como uma das emissoras mais cobiçadas do mercado. Em trinta e poucos anos de vida, e alguns deles dedicados a ouvir rádio e acompanhar notícias do meio, nunca vi um caso assim.

Se a freqüência dos 107,3 tiver de ser vendida, arrendada, dada, cedida ou seja lá o que for, ela será. Basta alguém chegar com uma proposta boa. O que os sites sobre rádio (e incluo aqui o Rádio Base) deveriam fazer é deixar que a emissora cumpra seu destino.

O pessoal aqui deve conhecer a história do garotinho travesso que vivia correndo pelas ruas e dizendo aos berros que a cidade onde ele morava estava pegando fogo e, no fim das contas, não era verdade? O dia em que realmente ocorreu um incêndio e ele foi o primeiro a dar a notícia, ninguém acreditou. Resultado: todos pereceram. É a mesma coisa com a ex-Brasil 2000. Tanto se fala, tanto se fala, que depois de um tempo ninguém acredita mais no que se está falando sobre ela.

O que se pode fazer é lamentar a falta de rumo que a emissora tomou desde o ano 2000, quando os profissionais que tomavam conta dela à época foram afastados em nome de sabe-se lá o que. Adiantou uma mudança tão abrupta, tão radical? O tempo está respondendo que não.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, Rodney, desde 2006 a rádio já quase foi BandSports, Transamérica Hits e sabe mais o que, que já me esqueci... ainda que tenham tantas freqüências arrendadas pra igrejas e, portanto, tão "disponíveis" quanto o 107.3 da Brasil 2000.
Discordo da parte em que você questiona a especulação feita pelo Radio Base. Acho que sempre foi "na medida". Tem muita gente por aí que já cansou de escrever informações esquisitas, em outros sites. Mas, de qualquer forma, parece que agora vai!

Sempre começo desconfiando do Tudo Rádio.com pelo número de vezes que já divulgaram notas sobre o assunto... e, dessa vez, ainda que a manchete seja "Playground confirma freqüência em São Paulo", escrevem que "a data de inauguração não foi divulgada ainda, mas o TudoRádio.com, estima que essa data seja definida para o mês de março, e ocupando a freqüência 107,3 FM da extinta Brasil 2000", que acaba dando a entender também que o Tudo Rádio.com estima que a rádio ocupará a freqüencia 107.3 FM da "extinta" (ainda não) Brasil 2000 FM.
Mas chegam os indícios... a voz do Osmar nas vinhetas, do Marcelo Andreassa emm dicas de passeios... e o final do piloto comercial da rádio, em que uma voz de criança diz "Quer falar comigo? Anota aí: 107.3. Me liga. Se liga! Playground FM. Entendeu ou quer que eu desenhe?"
E é com a ironia do slogam da rádio que parece que termina a especulação sobre o futuro da freqüência. Triste pela história da rádio, pelos profissionais que já passaram, pelas propostas que não vingaram... pela criatividade desperdiçada.
Os tais "pilotos" disponibilizados no site mostram um pouco do que pode ser a programação musical... similar às demais rádios jovens. Mais uma!
Tomara que dê certo, se é que agora não é uma especulação institucionalizada: em 25 de janeiro entraria no ar por canal aberto em São Paulo uma tal de TiViu, emissora que faria o que a FizTV da Abril faz. Nunca entrou no ar. O site ainda existe (www.tiviu.com). Mas acho muito difícil ser isso!