segunda-feira, 12 de março de 2007

Futebol nos 100,9Mhz não é novidade

Há pelo menos duas semanas, a Jovem Pan FM (100,9Mhz) vem entrando em cadeia com a Pan AM para as transmissões de futebol. Não se trata de uma novidade na freqüência. Na década de 70, ainda na época de Osmar Santos, os 100,9Mhz eram utilizados como um canal alternativo para a transmissão de jogos. Nos anos 1980, a equipe esportiva passou a ter espaço no FM apenas durante a semana, no horário das 20h as 20h30, quando as AMs eram obrigadas a transmitir o "Projeto Minerva". Isso acabou nos anos 90. Resta saber se essa volta das jornadas esportivas vai trazer algum resultado em termos de audiência. O exemplo da Transamérica deve ser levado em consideração. Lá, o futebol costuma não puxar público para a programação normal e o inverso também acontece. Se não fosse dessa forma, a emissora sediada na Rua Pio XI estaria atualmente numa posição bem mais cômoda no ranking geral de audiência.

4 comentários:

Anônimo disse...

Há um tempo atrás, Calil Bassit, diretor de rede Jovem Pan Sat, revelou a este blog que a idéia da empresa era lançar uma nova rede com uma programação baseada em música "adulta contemporânea" e notícias, um misto de Antena 1 e CBN. Como vimos a Jovem Pan perdeu a afiliada carioca por tentar implantar este modelo no Rio de Janeiro. E todos sabem que a Jovem Pan 2 atual é um modelo ultrapassado. Se a gente somar 2 mais 2, quem sabe a gente não ache a resposta, não é?

Rodney Brocanelli disse...

Bom, até onde se sabe a Pan tinha planos de lançar esse "FM adulto contemporâneo" em uma freqüência independente dos 100,9Mhz. Artisticamente o modelo atual da Pan 2 pode não ser a oitava maravilha do mundo para os ouvintes mais exigentes, mas comercialmente ainda apresenta alguma força.

Anônimo disse...

O esporte em rádio jovem é um fórmulas que a direção insistem em colocar. O exemplo em São Paulo é claro na Transamérica. A emissora que já foi líder no segmento, hoje amargar um pocsição incomoda no IBOPE. Mas um detalhe deve ser considerado para que se preocupar com audiêcia se as transmissões esportivas estão vendendo comercial? Fazer o que! O Rádio não é mais o mesmo.

Anônimo disse...

Bom, meu caro sei lá quem, se a transamérica fatura alto com o Futebol, - e não Esporte - é porque certamente deve ter uma boa audiência, não é mesmo? Sobre a Pan, digo que é um modelo ultrapassado porque percebo cada vez mais que o público alvo dela está ouvindo a Mix, a Metropolitana (quem diria!!), a 89 FM e, claro, a Energia 97.