sexta-feira, 9 de julho de 2004

Eli Correia e o 9 de julho do rádio

Alô, estudantes de comunicação. Está no ar mais uma "pequena aula de rádio do professor Janja". A pretensão é muita, mas a causa é nobre. Hoje o enfocado será o apresentador da Rádio Capital. Eli Correia.

Neste dia 9 de julho, o radialista deu uma verdadeira aula (ele sim é mestre nisso!!!) de como o rádio pode ser usado para ensinar alguma coisa para o ouvinte. No seu quadro "Carta das Oito", ele leu um texto preparado especialmente para o dia pelo jornalista Covas Júnior - outro mestre das ondas hertzianas - explicando o porquê da comemoração do dia de hoje em São Paulo.

Num estilo simples, mas não menos didático, Eli Correia narrou todos os fatos que levaram à Revolução Constitucionalista de 1.932, em que São Paulo se insurgiu contra a Ditadura de Getúlio Vargas, perdeu mais de mil soldados e civis que pegaram em armas e do qaul saiu derrotado. entretanto, Vargas foi obrigado a recuar politicamente e convocar uma Assembléia Nacional Constituinte a fim de reestabelecer a democracia, ainda que por pouco tempo.

De qualquer maneira, foi muito válida a iniciativa de Eli Correia. Melhor do que o rádio ara servir de instrumento paradidático ao nosso povo - de todas as classes sociais - só a televisão. Mas televisão já não é nosso assunto aqui, certo?

Na verdade, Geraldo Nunes, da Rádio Eldorado, e Milton Parron, da Rádio Bandeirantes, já o fazem brilhantemente em seus programas. A Rádio Jovem Pan veicula ao longo da programação, pequenos quadros lembrando fatos e entrevistas com personalidades da vida cultural e política brasileira. Não me recordo se a CBN ou a Rádio Globo fazem trabalho parecido, afinal, infelizmente, o Sistema Globo de Rádio aqui em São Paulo nunca se preocupou em guardar ou fazer um arquivo do que fora ao ar em suas rádios ao longo do tempo. No entanto, isso não desculpa, ouviu, meninos? O meu ídolo José Paulo de Andrade não deixa explicar o motivo da efeméride, nem que ele mesmo tenha de falar de cabeça, sob pena de cometer algum pequeno engano.

Uma das grandes vantagens do rádio é que ele pode ser feito ao vivo, na hora, no calor dos acontecimentos. Mas há alguns problemas também inerentes ao meio. nem sempre o ouvinte está próximo ao rádio. Aí entra a tal audiência rotativa qe Milton Neves tanto fala. Mas isto é outra lição. Mas seria muito bom se Eli Correia pudesse repetir a "Carta das Oito" de hoje, não é mesmo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria muito que vcs divulgassem a materia do terrivel crime cometido pelo miotoboy Robson Granja que matou friamente o segurança Jose Adrino Menezes de Souza no hospital do rim em SP.Este caso esta fazendo a maior audiencia e é polemica nas ruas de todo o Brasil.Gostaria de dizer que eu estava presente no dia do assassinato,estava no hospital esperando atendimento.E foi muito fria a forma em que o cruel Robson empurrou uma sra.que estava pedindo informação para ele e deu 3 tiros no Segurança e depois como se não bastasse quando o segurança caiu ao chão ele ainda deu mais 2 tiros para confirmar a sua morte.Ficamos todos nos pacientes em panico....foi horrivél....pelo que tenho lido nos jornais,acredito que não apenas pivo,mas cupada da morte do segurança,e prisão de Robson foi Cristiane,sim,ela é a culpada,por ter mentido a todo tempo para o segurança e para todos os seus colegas de trabalho que era solteira...o segurança não quis nada com ela após saber que ela era casada e é por isto que ele morreu...o motoboy disse em uma entrevista com a tv que ele não matou ela porque pensou no filho deles,mas será que este istrupcio não pensou que ela foi a culpada,será que ele não pensou que o segurança teris mãe,pai,e que também teria filhos,da mesma forma que ele...é um absurdo...e mais absurdo é a reportagem que foi publicada ao qual uma amiga dela diz que ela estaria em um bra se vangloriando porque o marido havia matado um homem por causa dela,e em uma outra reportagem em que ela diz que quem denunciou sua traiçaõ foi um amigo de seu marido ao qual a esposa também trabalhava no mesmo hospital, que não se conformou porque ela não quis sair com ele...é uma HIPOCRITA....e é um horror isto tudo o que lele fez,tirar uma vida e ainda marcar para sempre o seu nome no braço...isso é uma crueldade com a família...com os filhos da vítima...para mim este Motoboy Assassino Robson queris ser famoso,queria chegar na cadeia como o bambambam e por isto matou e fez a tatuagem,ele queris fama,igualmente Fernandinho Beiramar....ele não tem coração,ele diz que lavou sua honra,mas na verdade ele a sujou mais além de um corno é corno otário...otário que foi para atráz das grades...por causa de uma mulher desonesta que traiu a ele e ao segurança José Adriano Menezes de Souza...Que Deus tenha misericordia da vida deste motoboy,deste frentista,e desta mulher que nem sei ao menos se devo chama-la de mulher talvez ela não mereça esta honra...nem ao menos esta dadiva que é a de ser mulher....eu tenho pena deste motoboy....e que Deus ilumine o coração da mãe,pai,irmãos do Segurança...e que de foprças para eles enfrentarem esta dor....por que não existe dor maior do que a de perder um filho...ainda mais quando é por causa de uma mulher que pela conclusão das reportagens ela(cristiane) e nem ele(robson) não valem nada!!Eles queriam a fama....ele não queria lavar sua honra ele queria ser famoso!ele não é homem não merece este titulo!!