Laura Mattos
Da Folha de São Paulo
Além de um bom motivo para a produção de eventos de lazer e cultura em São Paulo, a comemoração dos 450 anos da cidade já se transformou numa verdadeira corrida por anunciantes. Em tempos de crise, os veículos de comunicação enxergam na efeméride uma oportunidade para ganhar fôlego. As TVs, como de costume, saíram na frente e começam a vender pacotes e mais pacotes ao mercado publicitário. Na Globo, até minissérie será produzida em homenagem à capital.
O rádio -um setor menos articulado do que o da televisão- acorda aos poucos para a possibilidade de transformar o 25 de janeiro de 2004 em chamariz para ouvintes e propaganda. AMs, que sofrem com a queda progressiva de audiência e anúncios, vêem no aniversário de São Paulo uma chance de resgate de sua importância para a cidade - e para o mercado publicitário. As principais emissoras estão em fase de definição dos projetos. Nesta semana, a direção da Jovem Pan (620 kHz) bate o martelo sobre a produção de especiais.
A programação de aniversário está prevista para estrear em dezembro e permanecer no ar até o final de 2004. Ou seja, a Pan ficará por um ano reforçando a marca de "emissora com a cara de São Paulo". Planeja explorar história, economia, curiosidade e comportamento do paulistano. O "São Paulo Agora" já está recebendo no estúdio, uma vez por mês, personalidades ligadas ao município.
Os programas da Eldorado (700 kHz) também entraram na "maratona". Até janeiro, o "Eldorado à Tarde" reservará o dia 25 de cada mês para uma homenagem a São Paulo. A série teve início no último 25 e falou sobre o parque Ibirapuera. Na próxima segunda-feira, os noticiários da estação colocarão na pauta curiosidades sobre a metrópole. A Bandeirantes (840 kHz) ainda não fechou projetos concretos, mas elabora uma campanha sobre cidadania para ficar no ar de setembro deste ano a janeiro e articula parcerias com a prefeitura.
Fora isso, há iniciativas isoladas nas AMs para capitalizar o momento. É o caso, por exemplo, do "Programa Gente que Fala", da Trianon (740 kHz), que, a partir de setembro, realizará um debate semanal sobre São Paulo com políticos e acadêmicos.
A publicidade ainda não parece pronta a absorver essa "onda". Para Antonio Rosa Neto, presidente do Grupo dos Profissionais do Rádio, o freio no mercado fará com que a efeméride só seja levada em consideração, no mínimo, a partir de outubro. Mas, quando isso acontecer, quem já deu largada, obviamente, sairá na frente.
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