terça-feira, 29 de julho de 2003

Rádio Pioneira ganha destaque na Suiça

Apenas duas rádios de todo o Brasil foram citadas como bom exemplo num estudo latino americano sobre rádiodifusão. Uma foi a emissora Favela FM, de Minas Gerais. A outra foi a Rádio Pioneira de Teresina. O estudo que avalia a qualidade de programação, voltadas a cidadania e valorização cultural foi organizada pela Associação Latino Americana de Educação Radiofônica (Aler) e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc). A emissora piauiense será apresentada em dezembro na reunião da Cúpula Mundial sobre a Sociedade de Informação, em Genebra, na Suíça.

A indicação foi recebida com euforia pelos que trabalham na emissora, que já está no ar á 40 anos. "Nosso objetivo sempre foi o de dar a população o espaço para que ela se pronunciasse, nós nos colocamos apenas como um meio para fazer com que ela se manifeste e coloque a suas opiniões", disse o radialista Joel Silva, apresentador do Programa Painel da Cidade, que vai ao ar pela emissora. Segundo Joel radialista que já está na emissora desde 1969, o segredo da Rádio Pioneira está em não interferir nas posições e colocações populares. "Eles são os agentes e os transmissores das informações quentes que veiculamos na emissora", disse.

A rádio, que é ligada a arquidiocese de Teresina, ainda foi citada por investir na música regional. Destaque para o programa ?Gente Pioneira?, apresentado por Rosângela Veras que durante três horas, na parte da tarde, coloca no
ar modas de viola e cordel. Além da Rádio Pioneira de Teresina, outra rádio brasileira, a Favela FM, de Minas Gerais, foi citada pela pesquisa como um bom exemplo. A emissora mineira foi Fundada no final da década de 1970 com o objetivo de integrar as comunidades do morro às do asfalto.

Outros bons exemplos na América Latina foram as Escolas Radiofônicas do Equador, a Rádio Bemba, no México, e FM La Tribu, de Buenos Aires. O relatório deverá ser publicado em Inglês e em Espanhol. As emissoras brasileiras escolhidas tentam conseguir fazer com o que o material seja editado também em Português.

Fonte: Jornal DIÁRIO DO POVO, Teresina - PI


Enviado por João Nilton, Barueri - SP

Nenhum comentário: