terça-feira, 29 de julho de 2003

Programa de rádio

Caros Editores do blog,

Como amante de rádio, acompanho o blog de vocês com muito interesse. Informativo, interessante e criativo. Parabéns.
Sabendo do vosso interesse na melhoria do meio rádio, peço a ajuda pra uma empreitada difícil, para caras ainda românticos... se dá pra ser isso hoje em dia.

Participo da lista de discussão da revista ZERO. Despretensiosamente, perguntei se nunca ninguém tinha sonhado em ter um programa de música e entrevistas, que esse era meu sonho, etc. Bem, a coisa evoluiu a um ponto que temos vários interessados em participar, de vários lugares do país, com algumas idéias ótimas, inclusive de formato (como disse um colega: "Acho que seria legal fazer, tipo, um "Manhattan Conection" com os fatos pop mais legais da semana, entremeados com música e quadros de curiosidades.

Outra idéia: "o meio indie-metal é muito estranho. Cheio de facções, preconceitos... A ZERO meio que dá uma quebrada nisso. Talvez podemos pensar em uma ruptura nesses preconceitos. Mesmos dentro das próprias tribos. Lembro de um Garagem que rolou a "explosão do roque gaúcho". Acho que foi um mês de polêmica. Ou mais. Por isso a idéia de ter várias pessoas envolvidas nisso é legal, já que vai ter pluralidade de gostos e opiniões. Poderia rolar participações fixas do pessoal da lista, que ligassem para o programa e fizessem seu insert. Pô, dá para fazer várias coisas.

Temos até locutores, com DRT e tudo. O problema principal como sempre é conseguir horário no dial. Um pessoal da revista Zero e da Songweb pensaram em fazer um programa em streaming. Uma estratégia que imaginei foi a seguinte (como escrevi pra lista):

"Juntar as duas idéias principais. Streaming + AM/FM.

Por que? Bem, a Internet serve para incluir, certo? Mas ainda não inclui a todos, como eu, e outros 56K, apesar de incluir o cara de Cingapura que achou "Luísa Mandou um beijo" um nome de banda + que interessante. Além disso, só ouve quem REALMENTE quer. Não vamos ser sintonizados por exemplo, por aquela empregada que vive ouvindo Odair José mas achou legal de repente "Louco por Você" da Video Hits. E isso seria muito bom. Resumindo: o negócio é incluir todo mundo. Por isso, pensei no seguinte.

- Um programa da Lista na Internet.
- Um programa da Lista aonde e quantos forem. Primeiro, toca o playlist do programa da Internet. Depois, um bloco mais "regional".
Onde? Imagino que naquela rádio chata que vc nunca ouviu? às vezes tem um horário que eles estão procurando colocar novidades. Duvida? Ouça a rádio Cidade (de SP) da meia-noite pra frente. Em vez de Exalatasamba, lounge, acid house, eletro..."

"Se essa história de e streaming+tube pegar, quanto mais fora do eixo, melhor! Sabe aquela rádio AM, que só toca sertanejo? Ou aquela que é meio tosca? Por aqui tem aos montes... E algumas CEDEM um horário não muito concorrido. Se rolar tipo um xaveco que vai ser em rede nacional, com várias outras emissoras participando, é possível que cole!
Imagine: 1 bloco nacional (set list streaming-lista) com ancoragem do Valdir, do Luiz, pessoal de SP. 1 bloco regional com vc e amigos."

O que vocês acham? É possível? Não gostariam de participar do projeto? Tem gente interessada em Curitiba, São Paulo, Jundiaí, Campinas. Poderiam dar sugestões como formato, conteúdo, produção? Como é o Kizumba? Poderiam passar o know-how?

Agradeço pela atenção e pelo blog, sempre bacana.
Abraço e parabéns.
Marcel Souza
P.S.: Se quiserem responder também para lista, o mail é revistazero2003@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário: