quarta-feira, 28 de março de 2012

Rádio Base Extra - Criolo

Ouça estes e outros artistas você pode ouvir todo domingo, às 19h, no programa Rádio Base Urgente, na USP FM Nesta postagem o rapper Criolo
----------------------------------------------------

Do Dicionário MPB
Começou a carreira de rapper no ano de 1989. Logo depois, criou o evento "Rinha de MCs" na periferia da cidade de São Paulo. Em 2006 lançou o CD 2006 "Ainda há tempo", nessa época assinando-se com o pseudônimo Criolo Doido, o que causava certa confusão com o sambista carioca homônimo.

No ano de 2011 lançou o segundo disco intitulado "Nó na orelha", produzido por Marcelo Cabral e Daniel Ganjaman, do qual se destacaram as faixas "Freguês da meia-noite", "Bogotá", "Subirusdoiztiozin", "Não existe amor em SP", "Grajauex", "Braxploitation", "Lion man", "Samba sambei", "Linha de frente" e "Mariô", a única faixa em que compôs com o parceiro Kiko Dinucci. O disco foi lançado no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.


Logo depois o rapper seguiu em turnê de lançamentos pelas capitais do Rio de Janeiro e outros estados. Neste mesmo ano foi um dos principais consagrados no VMB (Video Music Brasil 2011 - MTV) quando foi indicado em cinco categoria, vencendo em três dela: "Artista Revelação do Ano", "Melhor Disco" com o CD "Nó na orelha" e "Melhor Música", com a composição "Não existe amor em SP", dividindo a interpretação da música com Caetano Veloso, que lhe entregou do prêmio.

A convite de Plínio Profeta, foi uma das principais atrações do "Festival Faro MPB", evento da casa de shows Studio RJ, casa de shows do Rio de Janeiro. Ainda em 2011Chico Buarque incluiu em seus shows parte da letra (paródia) feita por Criolo para sua composição "Cálice" (Chico Buarque e Gilberto Gil).


No ano de 2012 foi eleito no setor "Música" para a premiação do jornal O Globo, ao lado de vários outros artistas. Entre seus intérpretes destacam-se Gui Amabis, banda 3NaMassa e a cantora Márcia Castro.

Ouça Criolo em sua página oficial no Sound Cloud

Nenhum comentário: