terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Juca Kfouri (e parte da imprensa) cai em pegadinha de jornal europeu

No Brasil, o dia da mentira é em 1º de abril. Na Espanha, o equivalente dessa data acontece no dia 28 de dezembro, conhecido como "O Dia dos Santos Inocentes". É uma chance para a imprensa daquele país publicar notícias absurdas como se fossem verdadeiras. Até aí tudo bem, não fosse o fato de que as mesmas acabam repercutindo em outros países como assunto sério. É o caso da notícia envonvendo o árbitro norueguês Tom Henning Ovrebo. Segundo o jornal madrilenho As, Ovrebo decidiu virar padre, como uma forma de recuperar a paz por ter prejudicado o Chelsea na semifinal da Champions League de 2009. No entanto, trata-se de uma pegadinha. E muitos veículos e jornalistas se deixaram levar por ela. Um caso o de Juca Kfouri, que destacou o "fato" no CBN Esporte Clube, de 27/12. Ouça o player abaixo.



(caso o player não esteja visível, faça o download aqui)

Alguém da produção do programa não deve ter visto a nota que a Folha On Line publicou hoje, as 12h30:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u671968.shtml

28/12/2009 - 12h30
Jornal faz brincadeira e diz que árbitro de jogo polêmico na Champions vai virar padre

da Lancepress

O jornal espanhol "As" decidiu fazer uma brincadeira nesta segunda-feira, 28, tradicional "dia da mentira" no país, e publicou que o árbitro de futebol norueguês Tom Henning Ovrebo, que apitou o segundo confronto entre entre Barcelona e Chelsea, em Londres, válido pela semifinal da última Copa dos Campeões, vai virar padre.

A publicação cita até falsas declarações de Ovrebo à rede de televisão norueguesa NRK. O árbitro ficou marcado naquela partida por não apitar três penalidades muito discutíveis --Roman Abramovich, dono do Chelsea, insiste que foram quatro.

Na primeira partida, no Camp Nou, os times empataram por 0 a 0. Um novo empate por 1 a 1, em Stamford Bridge, deu a vaga na decisão ao time espanhol.

"Apenas o retiro, a busca da espiritualidade integral e a entrega aos demais me permitirão recuperar a paz perdida naquela noite fatídica em Londres. Peço desculpas publicamente ao Chelsea, a todos. E vou me tornar um padre. Daqui para a frente serei o padre Knut. Minha ideia é ser um missionário", publicou a matéria do "As".

"Busquei uma explicação para o meu desempenho em Stamford Bridge e não consegui encontrar nem em Freud ou qualquer outro. Vivi um pesadelo quase diário, sempre me apareciam Drogba, Ballack, Essien. Meus erros se prolongaram no tempo", lamentou o agora ex-árbitro que, em meio a lágrimas, avisou: "Não ouvirão mais falar de mim".

"Frequentemente recebia mensagens com imagens dos pênaltis. Estou me retirando deste mundo [da arbitragem] pois não quero mais causar danos a ninguém. Minha alma está tranquila. Outro árbitro vai ocupar meu lugar mais cedo ou mais tarde", finaliza a matéria.

Os principais jornais espanhóis costumam fazer brincadeiras todos os anos no dia 28 de dezembro. Hoje, por exemplo, o "El Mundo Deportivo" publica uma falsa matéria em que o atacante Raúl, do Real Madrid, diz que deseja se transferir para o arquirrival Atlético de Madrid.



O site português Ionline, também falou sobre o caso:

http://www.ionline.pt/conteudo/39450-arbitro-polemico-do-chelsea-barca-vira-padre


ÁS
Árbitro polémico do Chelsea-Barça vira padre?
por Rui Catalão, Publicado em 28 de Dezembro de 2009 | Actualizado há 10 horas


Tom Henning Ovrebo ficou na memória dos adeptos dos blues por negar vários supostos penáltis na meia-final da Liga dos Campeões. Pelos vistos ficou atormentado pela má actuação e decidiu procurar a paz interior na religião. Ou então não.

Ponto prévio. O dia 28 de Dezembro é conhecido em Espanha como o Dia dos Santos Inocentes, o equivalente hispânico para o dia das mentiras. Assim, o diário "Ás" resolveu pregar uma partida aos seus leitores e foi buscar a história de Tom Henning Ovrebo, o árbitro norueguês que ajudou o Barcelona a chegar à final da Liga dos Campeões.

O artigo inclui até algumas (falsas) declarações de Ovrebo: "Apenas o retiro, a busca de plena espiritualidade e a entrega me permitirão reencontrar a paz pessoal que perdi naquela noite fatídica em Londres." "Procurei uma explicação para a minha actuação em Stamford Bridge e não a encontrei nem em Freud", acrescentou.
É claro que tudo não passou de uma brincadeira e a própria imagem foi manipulada para dar a entender que Ovrebo tinha mesmo seguido o caminho da religião. O árbitro norueguês até faz parte da lista da FIFA para o Mundial-2010.


*

UPDATE (29.12.09 - 00h00) Leia mais sobre o desobramento do caso:

Juca Kfouri reconhece que caiu em pegadinha de jornal europeu

Nenhum comentário: