segunda-feira, 10 de março de 2008

Rádio esportivo de São Paulo não dá opção ao torcedor

Se eu não contei errado, aqui na grande São Paulo temos oito emissoras dedicadas a transmitir futebol. A saber: Jovem Pan, Eldorado/ESPN, CBN, Bandeirantes, Record, Capital, Globo e Terra. E nesse domingo, salvo engano meu, todas trataram como prioridade o jogo entre Corinthians e Guaratinguetá, no Morumbi. Ao mesmo tempo, o Palmeiras estava em Bragança Paulista, enfrentando o Bragantino. Esse confronto teve transmissão direta pela televisão. Quem acompanhou o jogo do alviverde e quis entrar naquele esquema "abaixe o som da tv e aumente o volume do rádio", não pode fazer isso. Pior: os palmeirenses que estavam fora do país e tinham condições de acompanhar alguma emissora de rádio on-line não puderam escutar a partida do seu time. Tudo isso é medo de concorrer com a tv aberta?

Saudades dos anos 70 e 80, em que havia opção. Quem não se lembra das dobradinhas Tupi-Difusora, Bandeirantes-São Paulo, Globo-Excelsior ou Record-Gazeta. Elas facilitavam muito a vida dos torcedores, especialmente quando da coincidência de duas partidas importantes no mesmo horário. Cada emissora escolhia uma delas para transmitir na íntegra e todos eram atendidos.

UPDATE (11.03 - 01h10): Falei só das AMs, mas esqueci das FMs: Transamérica e 105 FM. Com isso temos 10 rádios transmitindo futebol na grande São Paulo. E ambas também escolheram o jogo do Corinthians para transmitir.

2 comentários:

Marcos Lauro disse...

Justamente isso que eu sempre achei estranho. Obviamente, nenhuma rádio vai optar por vontade própria por transmitir um jogo que não lhe garanta uma boa audiência, mas não é por isso que TODAS devem transmitir o mesmo jogo. Isso é prejudicial para as próprias rádios, que dividem uma já pequena audiência.

Marcos Lauro disse...

Ah, e outra coisa. Quando o jogo só passa na Globo e eu tenho como única opção o Galvão Bueno, ligo o rádio. Geralmente, na Transamérica.

Acho boa a transmissão, bem humorada. Só acho que nos jogos do São Paulo, pegam pesado com as brincadeiras para cima do Richarlyson.