Nem sempre as emissoras de rádio usam as possibilidades de interatividade com os ouvintes que a Internet proporciona. A Ipanema FM decidiu ir mais longe nessa questão e deixou a cargo de seus ouvintes a responsabilidade de fazer a programação musical das madrugadas. Para isso, ela incluiu em seu site o My Player (http://www2.uol.com.br/ipanema/myplayer/). Por meio dele, qualquer pessoa cadastrada poderá programar músicas e vinhetas a partir de uma lista com mais de 2800 músicas. “Essa lista está sempre aumentando, uma vez que os ouvintes nos mandam MP3″, explica Edu Santos, diretor da emissora. O cardápio eclético traz artistas dos mais variados estilos, característica da própria Ipanema. Convivem em harmonia nomes como Adoniram Barbosa, Depeche Mode, Bob Marley, Walverdes e Cachorro Grande, entre outros. Edu diz não ter encontrado uma proposta semelhante a essa em rádios do Brasil e de outros países. “Pesquisei muito e não vi nada paralelo ao que fazemos”. Do ponto de vista técnico, o processo não é trabalhoso. “Nós pegamos o programa V7 usado por muitas estações e criamos um jeito nosso e simples de colocar isso a disposição de nosso público”, afirma. No ar, o My Player consiste em blocos musicais com uma hora de duração cada e sempre com uma vinheta institucional separando cada música. Há sempre a possibilidade de entrar um bloco a mais, às 06H, o que pode ocorrer em casos de emergência. Quem estiver a fim de ajudar o projeto My Player a aumentar seu acervo pode mandar MP3 para: edusantos@ipanema.com.br
*
Esse é um texto meu que saiu na revista Bizz de setembro/06 (a que tem o John Lennon na capa). A sua publicação aqui serve para relembrar uma das grandes inciativas do ano passado naquilo que se convencionou chamar de "cross-media". Com um pouco de inteligência, o rádio pode usar a Internet como aliada, conseguindo dessa maneira fidelizar (só para usar um termo da moda) seu público. Pena que as emissoras do eixo Rio-São Paulo não pensem dessa forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário