domingo, 9 de abril de 2006

Música e notícia na Cultura FM

Conheça os apresentadores de Manhã Cultura e Tarde Cultura

Um é a voz padrão da emissora; outro, um jornalista com grande experiência na mídia eletrônica. Alfredo Alves e Fábio Malavoglia são, respectivamente, os apresentadores de Manhã Cultura e Tarde Cultura, duas faixas diárias de música e notícia.

"Tem muita gente por aí que me imagina careca, baixinho e barrigudo", brinca Alves, com sua dicção cristalina, pronúncia impecável e timbre inconfundível, que, em 1.° de abril, completa 26 anos de emissora. O tímido menino de Franca começou a trajetória radiofônica em emissoras do interior do Estado, até cair sob os auspícios de Sérgio Viotti na Rádio Eldorado.

"O Viotti tinha trabalhado durante dez anos na BBC de Londres. Foi o homem mais culto e capaz que conheci na radiofonia brasileira, e me ensinou muita coisa", conta o apresentador. Com a vinda de seu mentor para a Cultura, Alves acabou desembarcando com ele na casa à qual teria seu nome associado até hoje, como sinônimo de excelência.

"Eu sou perseguido pelo que faço. Quando vou pagar a conta em supermercado, já vem a caixa peguntando: 'o senhor é locutor ?' Não me imagino jamais apresentando programas de música popular", diz.

Filho de violinista, Alves chegou a ter aulas de trompa, e tem até hoje especial predileção pelos instrumentos do naipe de metais. "Isso vem de meus tempos de garoto, quando eu assistia aos filmes de pirata com Burt Lancaster, e a trompa sempre tinha um papel de destaque", explica.

Tanto que, pelo tratamento especial dado aos metais, seu compositor favorito é o alemão Paul Hindemith. Uma paixão que ele divide com a música antiga com instrumentos de época, com a cinofilia e com a literatura. Malavoglia, por seu turno, tem um currículo eclético, que já incluiu desde o cargo de responsável pela programação do Sesc Pompéia até postos de chefia no jornalismo do SBT e TV Record, passando por atividades de contador de histórias e prêmios como roteirista de rádio.

Nascido em família italiana, ele só começou a aprender o português aos seis anos de idade, na escola, e era estigmatizado pelos colegas pelo sotaque. "Para mim, aprender a falar português com fluência, com repertório e sem sotaque acabou sendo uma questão de vida ou morte. E, no fim, tudo o que eu fiz na vida dependia sempre desse domínio do idioma. Meu destino foi moldado por minha dificuldade", conta.

Em Tarde Cultura, ele considera seu trabalho como a reunião de esforços de um time, que faz a programação musical e prepara o material que por ele é lido. "O programa de rádio não é feito pelo apresentador sozinho, e eu acho que a harmonia da equipe acaba sendo percebida pelo público", reflete.

"Eu procuro transmitir, com a voz, calor, presença, intimidade. Coloco na voz intenções de carinho, que visam levar alegria e proximidade às pessoas", afirma.

Malavoglia crê ser possível comunicar, pelo rádio, coisas que vão além das palavras do texto dito. "Uma das coisas mais maravilhosas e perigosas da mídia é que ela consegue transmitir o subtexto", conta. "O público percebe esse subtexto, e reage positivamente".

Seu objetivo, diz, é levar os ouvintes a embarcarem consigo na viagem proposta pelos compositores programados ao longo do programa. "Programa e público formam um único fenômeno: somos todos conduzidos a uma viagem musical pelo compositor, que nos conduz pelas esferas etéreas onde ele realiza a sua música", diz.

MANHÃ CULTURA - Música e notícia.
Apresentação: Alfredo Alves. Seg. a sex., às 9h.

TARDE CULTURA - Música e notícia.
Apresentação: Fabio Malavoglia. Seg. a sex., às 15h.
Rádio Cultura FM

2 comentários:

Unknown disse...

a radio esta um show e gostaria de mandar um abraço para todos ouvintes e gostaria de ouvir pixote meu amor abraços

Anônimo disse...

Ouvi ontem a despedida do Flávio Malavoglia no progama "Tarde Cultura". É uma pena "perdê-lo" nesse espaço músico-cultural tão agradável... Gostava muito de sua locução, entoação, ênfases, destaques... um grande profissional. Auguro-lhe muito sucesso nos novos desafios profissionais... e estou curioso por saber onde irá atuar...

Sugestão: há fotos desses dois locutores disponível na Internet? Ouço, por exemplo, há uns 15 ou mais anos o Alfredo Alves... e nunca vi sua foto... a gente fica curioso: será "careca, baixinho"... como alguém sugeriu? E o Flávio que acaba de se despedir, como será?

Luiz Alves de Lima - 20-09-08
sales002@terra.com.br ou
lima@salesianos.org.br