quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Que fim levou Reinaldo Costa????????

Caro Marcos Ribeiro,


Qual não foi minha alegria ao descobrir este site maravilhoso que fala das coisas e pessoas do nosso rádio. Fiquei emocionado demais quando li a reportagem sobre Helio Ribeiro com quem tive a trabalhei por um ano e meio na extinta Rádio Excelsior, quando ainda seu gerente era Izidro Barioni. Mas o que me fez escrever é o seguinte:

A respeito do rádio, lógico, mas do rádio esportivo. Eu tive a oportunidade de trabalhar com uma pessoa maravilhosa. Suas qualidades são fantásticas, sua capacidade de criação e conhecimentos gerais são de deixar, sem restrições alguma, um Alexandre Kadunk revirar-se no túmulo (de alegria). Eu falo do locutor esportivo Reinaldo Costa, que sumiu e não sei por onde anda. Ultimamente ele estava na equipe
do Fiori Giglioti na Record.

Se você me permite, deixe-me traçar o seu caminho, pois o conheci quando foi pra antiga Globo Nacional, em 77, a convite do Osmar Santos. Ele trabalhava em Campo Grande, chegou aqui e foi ocupando o seu espaço. Imitava com perfeição o Osmar a ponto do próprio Osmar se confundir por diversas vezes.

Na época, Reinaldo era o terceiro narrador, depois do Osmar, Oswaldo Maciel e do Oscar Ulisses, irmão do pai da matéria, que logo saiu para a Bandeirantes. Reinaldo foi se livrando das imitações do então chefe e vieram as transmissões da Excelsior e da Globo. A coisa foi tão forte que em pouco tempo a audiência da Excelsior se consolidou e Reinaldo ficou como segundo locutor da Globo aos sabados nos jogos. Na Copa do Mundo da Espanha, em 82, a chefia da equipe mandou-o para Barcelona para transmitir o jogo que classificaria a Itália pra jogar com o Brasil. Antes, o mandaram para o Japão para fazer a final do Flamengo contra o Liverpool.

Depois do mundial, o diretor da Excelsior, na ocasião, Chico Paes de Barros, cria com Osmar, Juarez Soares, Braga Junior, Fausto Silva e o Reinaldo Costa o programa Balancê, que mais tarde consagrou Fausto Silva. O Osmar falava do geral, o Braga e o Jorge de Souza de automobilismo, o Juarez de política e o Reinaldo, de música, pois ela era um profundo conhecedor do assunto. O programa vários prêmios até ir para o auditório.

Todos que trabalhavam no Balance eram funcionarios da Rádio Globo, e não da Excelsior. A direção da Excelsior prometeu dar uma ajuda financeira pra quem trabalhasse no programa. O Juarez Soares, por outros motivos, foi mandado embora; o Castilho de Andrade saiu e foi para o Jornal da Tarde. Restou o Reinaldo comandar a atração ao lado de Osmar Santos que acabou saindo por causa de seus vários compromissos. Reinaldo ficou sozinho no programa por quase um ano e meio.

Como a emissora não cumpriu a promessa de pagar a tal verba, Reinaldo disse ao seu chefe Edson Scatamachia que sem dinheiro não faria mais o programa. Pediram-lhe que tivesse calma. Como ele era "jogo duro" disseram que na semana seguinte iria sair o dinheiro porque o Balance teria bons anunciantes, quando fosse apresentado
no teatro Pimpão, na Rua Apa, ali na Santa Cecilia. Mais uma vez ele acreditou. Quando chegou o dia da mudança, estavam no palco Reinaldo Costa e Fausto Silva a convite do Osmar para comandarem o programa. O dinheiro não saiu e Reinaldo pediu para sair do programa. Dali em diante trabalhando de graça pra Excelsior o Fausto Silva, com a Yara Peres que acabou fincando no lugar do Paulo Matiussi e Odir Cunha passaram a produzir o Balancê no teatro, estreando depois no Teatro Zaccaro, com a presença do governador Franco Montoro.

Os produtores quiseram homenagear Reinaldo Costa e o convidaram para receber a homenagem no programa. Na hora "H", numa entrevista pra Folha de S.Paulo, o Odir Cunha, sentado nas escadarias do teatro, afirmava que fora ele quem criou o Balancê. Reinaldo, que estava embaixo das escadas, ouviu tudo. Saiu dali correndo, foi pra casa, fez sua carta de demissão e a entregou ao Osmar sem dizer nada.

Foi uma correria geral nos corredores da Globo e da Excelsior, principalmente do Braga Júnior, que tentava a todo custo demovê-lo dessa idéia. Eu estava com o Reinaldo naquela hora sentado na padaria da Rua das Palmeiras. Em menos de uma semana, Reinaldo já estava na Record, a convite de Chico Paes e Barros que havia saido da Globo, um mês antes.

Escrevi este relato porque participei diretamente da vida desse brilhante narrador. Trabalhava diretamente com o Scatamachia e com a Lucimara Parisi, e nunca mais ouvi o Reinaldo. Posso lhe afirmar, sem medo de errar, que ele sofreu muitos "nãos" dos considerados monstros do rádio, hoje praticamente todos eles na TV, num tempo em que tínhamos na Globo a melhor equipe e que só se podia falar do Osmar Santos porque ele deu toda a força pro Maciel - que acabou não vingando - , para o próprio irmão Oscar - que continua o que sempre foi, um intérprete de jogadas de futebol. Na minha opinião e também dos demais companheiros da época como, Loureiro Jr, Henrique Guilherme, Roberto Carmona e o próprio Scatamachia, Reinaldo Costa era o mais técnico dos narradores esportivos do Brasil.

Conheci o melhores narradores esportivos do Brasil, mas igual ao Reinaldo ainda não tinha ouvido. Certa vez disse isso na frente do Osmar Santos e do saudoso Pedro Luis. Desculpe se me alonguei mas eu preciso saber por onde anda esse brilhante narrador esportivo, penso que assim como eu muitos devem tambem querer saber, eu tenho muitas saudades dele, eu moro hoje em Londrina, no Paraná, a Rua Itibere, 451, bairro Nova Lima. Assim que estiver instalado farei questão de passar a você.

Ouço todos o jogos do brasileirão por todas as emissoras de radio do Brasil, aqui nos temos o privilegio de ouvir o Brasil, e posso te afirmar, sem medo de errar, que não encntro em nenhuma emissora de radio um narrador com o Reinaldo Costa, não porque ele seja meu amigo, a quem não vejo a mais de 12 anos, mas pelo seu conhecimento e profissionalismo, gostaria ate que você, se pudesse, perguntasse (sei dos seus conhecimentos) as pessoas que com ele trabalham na Record ou o próprio Fiori que vez por outra cita o seu nome nas transmissões.

Para finalizar, eu pergunto por que será que o Fausto Silva quase que sempre fala dele em seu programa dos domingos? Eu sei da resposta porque eu estive lá.

Um abraço amigo espero não ter importunado pois sei que seu tempo vale ouro, mas gostaria de obter uma resposta, por onde anda esse que na minha opinião foi o último dos melhores narradores esportivos do Brasil, obrigado.

Eduardo G.(?)
Londrina - Paraná

6 comentários:

Jefferson Dias disse...

Reinaldo Costa faz parte da equipe da ESPN e radio Eldorado. E brilhantemente narra pela rádio Eldorado todos os jogos da Copa da Africa do Sul. Realmente um gênio da narração. link para ouví-lo durante os jogos:
http://www.territorioeldorado.limao.com.br/copa2010/mural.shtm

jesse disse...

Hoje, este narrador está fazendo parte da CBN Cuiabá-MT, "equipe de ouro" vai estreiar narrando o jogo Operário - VG e Luverdense no proximo domingo dia 06.02.2011. A emissora vem fazendo a divulgação dessa contratação e já percebe-se certo otimismo com a presençao do Reinaldo. Creio que o esporte matogrossense vai ganhar com esse investestimento.

Anônimo disse...

O Grande Reinaldo Costa, tem hoje um programa musical noturno na Rádio Vale FM 87.9, na sua cidade de nascimento, Cruzeiro, no Vale do Rio Paraíba do Sul, em SP.
Como é uma rádio local, sintonizem pela Internet:
www.valefm87.com.br
A pequena cidade, incrustrada na Serra da Mantiqueira,(70 mil habitantes), vibra muito todas as noites, com Reinaldo Costa, nas ondas da Rádio Vale FM 87.9.

Carlos Manzano disse...

Sim,já ouvi várias vezes, o programa é muito bom, chama-se Emoções, vale a pena sintonizar pela Internet.

Anônimo disse...

Reinaldo Costa está dedicado a música, se apresenta em festas e bailes na sua cidade Cruzeiro e região.
Vive ao lado de seus familiares e ainda têm muita lenha para queimar na narração esportiva, o problema é que alguns chefes de equipe n]ao podem ter seu brilho ofuscado e não contratam ele para estar na ativa.
Uma pena você ver a Globo sem grandes nomes, a CBN perdendo espaço para a fusão com a Globo, a Jovem Pan sendo a rádio tubo do Brasil, a Band refém dos ranzinzas, a Capital com Helio Claudino que não consegue ver quem faz gol e grita advinha para disfarçar, a 105 dizendo ser líder sem patrocínios e a Transamérica só com Eder Luiz porque Maciel não dá.

Unknown disse...

Faço desde 2006 uma pesquisa sobre o programa de rádio Balancê (que irei concluir agora em 2007) e, quando comecei, este texto foi um dos que mais me intrigou sobre o tema e hoje, passados 10 anos e com muita coisa reunida, documentada, entrevistada e entabulada, posso afirmar categoricamente que o cara falou um monte de coisas sem qualquer embasamento, talvez pescadas de indignações aleatórias de Reinaldo Costa, que era um sujeito de personalidade difícil e dado a pedir empréstimos e dar calotes em vários colegas de equipe.
Apenas precisando fatos:

- Odir Cunha não criou mesmo o Balancê, pois entrou na Globo-Excelsior em 81, quando o programa já tinha 1 ano de existência (embora ele diga que foi dele a ideia de levar ao teatro, mas ele não tinha autoridade pra definir essa mudança);
- Reinaldo Costa realmente apresentou várias vezes o programa ao longo de 82-83, mas não só ele, pois a apresentação era partilhada entre os locutores e repórteres da Globo-Excelsior - ele não segurou o programa sozinho durante tanto tempo, simplesmente, porque ele também era escalado pra narrar jogos e não podia estar sempre à disposição da apresentação do programa... nesse rodízio de apresentadores, destacou-se Fausto Silva de todos os demais;
- O adicional pelo trabalho da equipe da Globo na Excelsior realmente saiu, e com muita insistência frente a Chico Paes de Barros feita por Edison Scatamachia (que me atestou Reinaldo estar lhe devendo dinheiro);
- em 84-85, Reinaldo foi pra Record, bem como vários ex-colegas da Rádio Globo, como Oswaldo Maciel, Loureiro Júnior e Scatamachia, compor uma equipe esportiva depois de 16 anos sem um departamento fixo disso na emissora... se ele estivesse tão brigado, não teria feito parte desse time.

Se tem uma coisa que aprendi em pesquisa de rádio é checar referências quando uma informação é dada... bater com dados da imprensa escrita ou os depoimentos de outros personagens. Infelizmente, em que pese o talento da pessoa, tem muito contador de história nesse meio.