sexta-feira, 12 de março de 2004

Rádio Romênia encerra transmissões em Português

Saiu a decisão da Sociedade Romena de Radiodifusão. O domingo, dia 28 de março, ficará na história da presença da Romênia e do idioma português nas ondas curtas. Quando o locutor Lucian Popescu apresentar os créditos finais dos programas irradiados, neste dia, estará encerrada a saga de emissões, no nosso idioma, que perduraram por 45 anos via ondas curtas.

A decisão do órgão romeno está sendo difundida, durante esta semana, logo após o noticiário, nas emissões em português, entre 21h e 21h56min, no horário de Brasília (de 0000 às 0056, no tempo universal), em 9665, 11830, 11875 e 15250 kHz. O anúncio diz que a decisão foi tomada tendo em vista o novo panorama político mundial. Segundo o comunicado, a Guerra Fria já não existe mais e a Europa está unificada. Acrescentam que novas modalidades de emissões surgiram. Os funcionários vão passar a desempenhar outras atividades que envolvam o idioma português na estação. Há a possibilidade de produção para redes de emissoras de rádios do Brasil e Portugal, anunciam.

No programa Correio do Ouvinte, de 12 de março, o apresentador Lucian Popescu agradeceu o apoio fiel dos ouvintes que, nos últimos dias, remeteram mensagens de apoio ao Departamento de Língua Portuguesa. “Estamos vivendo um adeus emocionado”, anunciou o apresentador que diariamente fala em português na Rádio Romênia desde o distante ano de 1966. A Davi Lucas da Silva, de Belo Horizonte (MG), um dos mais assíduos ouvintes da emissora, Popescu informou: “Infelizmente a decisão não está ao nosso alcance!”

A decisão chega no momento em que diversos ouvintes de países como Brasil, Portugal, Colômbia, Japão e Uruguai enviaram mensagens de apoio e solidariedade para a emissora. O DX Clube do Brasil encabeçou manifesto pedindo a manutenção dos programas no nosso idioma que foi assinado por jornalistas, professores, engenheiros, diplomatas e por muitos ouvintes de rádio em ondas curtas. Mais de 50 simpatizantes da emissora enviaram mensagens à direção da emissora na primeira semana de circulação do manifesto. A campanha pela manutenção das emissões recebeu a adesão do cônsul honorário da Romênia em Curitiba (PR), Orcival Henning; do Conselheiro da Embaixada do Brasil em Bucareste, Dr. Carlos Augusto de Oliveira; e do ex-Embaixador do Brasil na Romênia e ex-Ministro da Cultura do governo Itamar Franco, Jerônimo Moscardo.

Fica a sugestão para os radiófilos: acompanhem os últimos dias de emissões da Rádio Romênia em português. Nas quintas-feiras, 18 e 25, ocorrem as últimas edições do espaço Correio dos Ouvintes. Da mesma forma, nos sábados, 20 e 27, vão ao ar as edições derradeiras do programa Estúdio dos Ouvintes. São espaços em que as cartas e mensagens dos ouvintes são respondidas no ar. Um contato com o pessoal do Departamento de Língua Portuguesa ainda pode ser feito pelo endereço eletrônico port@rri.ro. Quem sabe mais algumas palavras de solidariedade e lembranças das boas novas que a emissora irradiou neste tempo todo no nosso idioma? (Jornalista Célio Romais, da equipe de Coordenação do DX Clube do Brasil)

Um comentário:

Adriel disse...

Maceió,16 de janeiro de 2016

Senhores

É profundamente lamentável o encerramento das emissões em português da "Radio ROMÊNIA Internacional".Eles transmitem em dialetos,mas não respeitam os milhões de ouvintes de língua portuguesa deste vasto mundo.

Adriel Batista Correia de Melo