Saiu a decisão da Sociedade Romena de Radiodifusão. O domingo, dia 28 de março, ficará na história da presença da Romênia e do idioma português nas ondas curtas. Quando o locutor Lucian Popescu apresentar os créditos finais dos programas irradiados, neste dia, estará encerrada a saga de emissões, no nosso idioma, que perduraram por 45 anos via ondas curtas.
A decisão do órgão romeno está sendo difundida, durante esta semana, logo após o noticiário, nas emissões em português, entre 21h e 21h56min, no horário de Brasília (de 0000 às 0056, no tempo universal), em 9665, 11830, 11875 e 15250 kHz. O anúncio diz que a decisão foi tomada tendo em vista o novo panorama político mundial. Segundo o comunicado, a Guerra Fria já não existe mais e a Europa está unificada. Acrescentam que novas modalidades de emissões surgiram. Os funcionários vão passar a desempenhar outras atividades que envolvam o idioma português na estação. Há a possibilidade de produção para redes de emissoras de rádios do Brasil e Portugal, anunciam.
No programa Correio do Ouvinte, de 12 de março, o apresentador Lucian Popescu agradeceu o apoio fiel dos ouvintes que, nos últimos dias, remeteram mensagens de apoio ao Departamento de Língua Portuguesa. “Estamos vivendo um adeus emocionado”, anunciou o apresentador que diariamente fala em português na Rádio Romênia desde o distante ano de 1966. A Davi Lucas da Silva, de Belo Horizonte (MG), um dos mais assíduos ouvintes da emissora, Popescu informou: “Infelizmente a decisão não está ao nosso alcance!”
A decisão chega no momento em que diversos ouvintes de países como Brasil, Portugal, Colômbia, Japão e Uruguai enviaram mensagens de apoio e solidariedade para a emissora. O DX Clube do Brasil encabeçou manifesto pedindo a manutenção dos programas no nosso idioma que foi assinado por jornalistas, professores, engenheiros, diplomatas e por muitos ouvintes de rádio em ondas curtas. Mais de 50 simpatizantes da emissora enviaram mensagens à direção da emissora na primeira semana de circulação do manifesto. A campanha pela manutenção das emissões recebeu a adesão do cônsul honorário da Romênia em Curitiba (PR), Orcival Henning; do Conselheiro da Embaixada do Brasil em Bucareste, Dr. Carlos Augusto de Oliveira; e do ex-Embaixador do Brasil na Romênia e ex-Ministro da Cultura do governo Itamar Franco, Jerônimo Moscardo.
Fica a sugestão para os radiófilos: acompanhem os últimos dias de emissões da Rádio Romênia em português. Nas quintas-feiras, 18 e 25, ocorrem as últimas edições do espaço Correio dos Ouvintes. Da mesma forma, nos sábados, 20 e 27, vão ao ar as edições derradeiras do programa Estúdio dos Ouvintes. São espaços em que as cartas e mensagens dos ouvintes são respondidas no ar. Um contato com o pessoal do Departamento de Língua Portuguesa ainda pode ser feito pelo endereço eletrônico port@rri.ro. Quem sabe mais algumas palavras de solidariedade e lembranças das boas novas que a emissora irradiou neste tempo todo no nosso idioma? (Jornalista Célio Romais, da equipe de Coordenação do DX Clube do Brasil)
Um comentário:
Maceió,16 de janeiro de 2016
Senhores
É profundamente lamentável o encerramento das emissões em português da "Radio ROMÊNIA Internacional".Eles transmitem em dialetos,mas não respeitam os milhões de ouvintes de língua portuguesa deste vasto mundo.
Adriel Batista Correia de Melo
Postar um comentário