quinta-feira, 6 de novembro de 2003

Novidades no ar

O bom de se fazer um blog sobre rádio e um programa sobre punk rock é que não dá para desanimar com tanta coisa que pode ser feita. Apesar de não estarmos veiculando tantas nossas notícias, análises e comentários como outrora é porque estamos preparando uma boa, espero, surpresa para o nosso leitor e ouvinte.

Mesmo com a infinita colaboração de provedores de internet como o HPG / IG, Globo. com e congênes, estamos amplaindo nossos tão ouvidos arquivos sonoros. Quem faz internet sabe que, injustamente os prestadores de serviços nessa área morrem de meod que internautas dedicados como nós nos aproveitemos das tecnologias que ainternet õe à nossa disposição para veicula certos tipos de registros, sobretudo os sonoros. Chega a ser uma covardia usar "as leis de direito intelectual" para proibir e coibir que se coloque à disposição de outros internautas arquivos de áudio, como se isso representasse um perigo real para os direitos artísticos de músicos e suas obras.

Estamos ampliando e vamos continuar a aumentando nosso acervo de áudio, sim, porque o rádio é um assunto de interesse público e não dá para mostrar o que é este veículo sem que se veicule um ou outro fonograma.

São as empresas de internet agem assim por pressão das gravadoras, só temos a lamentar. Se a indústria do disco perdeu mercado foi por culpa dela mesma , que sempre cobrou um absurdo pelo preço do disco de vinil e depois do CD. Isso abriu uma tremenda brecha para a pirataria que vende o mesmo produto por um preço mais baixo. Não foi a internet que causou esse rebu.

De nossa parte, os arquivos que pretendemos por são de interesse do ouvinte. Se estão numa qualidade de som um tanto quanto diminuta é porque a internet no Brasil poderia ter uma qualidade melhor de transmissão de dados. e só não tem porque as empresas não se interessam por isso, referem vender caro um serviço de banda larga que poderia ter um reço mais acessível. Afinal, estrutura para uma internet de melhor qualidade o Brasil tem. Do contrário por que o HPG limitou e muito a operação de seus "home pages gratuitas", obrigando aos webmasters, blogueiros e afins a somente atualizar seus sites pela sua horrenda página de gerenciador de arquivos, cheias de flash e mais lentas do que uma tartaruga em slow motion. Ainda por cima cortaram o acesso e trasnferência de dados por programas como o WS FTP e Cut FTP, infinitamente mais rápidos e práticos? Como se não bastasse, eles só permitem os seus usuários gratuitos a acessar e gerenciar seus sites se usarem conexão por rede discada (dial up). E ainda por cima tem de ser com os discadores do HPG ou do IG e mais nenhum outro!!!!! Banda larga, NEM PENSAR!!!

Não é exagero dizer que o HPG age de má fé para com aqueles que foram os principais responsáveis pelo seu crescimento e alto índices de page views, que o tornaram um dos grandes portais da internet brasileira. FOI UMA TREMENDA INGRATIDÃO!!! OBRIGADO, HPG, PELA CONFIANÇA DEPOSITADA EM SEUS FIÉIS USUÁRIOS, VIU?

Devo estar chateando o amigo leitor com essa conversa de micreiro, coisa que nem posso dizer que sou. Sou apenas um reles jornalista que tenta fazer a sua parte. Mas tiver de gastar estas reciosas linhas para explicar a dificuldade que é manter um site como este que você gosta tanto de ler.

Mas não me desanimo. Quanto maior a dificuldade, maior o desafio e maior é alegria ela vitória de tê-lo vencido. Quem mantém um espaço na internet como esse sabe do que estou falando. A pressão é grande para a gente parar e o apoio é quase nenhum. O que faz a gente seguir são pessoas como você, amigo leitor, que quer que a internet seja algo útil, informativo e uma boa fonte de entretenimento a um preço pelo menos razoável para quem faz o conteúdo e para quem usa.

Pra encurtar o causao, que nós aqui temos prauso, gostaria de agradecer ao Blogger americano, ao CJB, à RG3.net, ao Geocities, à Via Tráfego, à CTI, ao Real.com, a Bravenet, ao Real Tracker e a outras tantas empresas que, diretamente ou não, ajudam nos a manter esse portal de rádio no ar, literalmente.

E também a todos aqueles que, graças a sua "grande visão empresarial", só conseguem enxergar o produtor de conteúdo na internet, como nós, como um usuário chato que só gera custos, em vez de investir para que continuemos com ele. Paciência. Nós sabemos o valor que temos e o valor do que fazemos.

Obrigado.



Nenhum comentário: